Exposição apresenta miniaturas de bonecos vestidos com réplicas de algumas das principais fantasias utilizadas nos carnavais de diversas épocas (Foto: divulgação)

O início do ano traz uma das festas populares mais conhecidas no mundo ocidental e que é a maior festividade do Brasil: o Carnaval. Buscando celebrar, valorizar e destacar riquezas culturais que dão forma ao evento, o Museu de Cultura Popular da UFJF, instalado no Forum da Cultura, exibe, no período entre os dias 7 de fevereiro e 3 de março, a exposição “Quero dançar com você”.

Reunindo obras nacionais – do Rio de Janeiro, de Paraty (RJ) e de Juiz de Fora (MG) – e internacionais – de Veneza (Itália) -, a mostra apresenta miniaturas de bonecos vestidos com réplicas de algumas das principais fantasias utilizadas nos carnavais de diversas épocas. Algumas delas fazem alusão ao imaginário infantil, com personagens como Aladim e as Baianas; outras retratam figuras da commedia dell’arte italiana, inspiração para a criação de fantasias que se tornaram populares entre os foliões, como Pierrô, Arlequim e Colombina, ainda hoje algumas das mais requisitadas para a festividade, além de serem personagens celebrados em marchinhas que narram suas histórias.

Máscaras venezianas também são atrações da mostra que fica aberta ao público até 7 de março (Foto: divulgação)

O público também poderá conferir duas fantasias de integrantes de uma das alas da escola de samba Portela, utilizadas no carnaval de 1996, quando apresentou o samba-enredo “Essa gente bronzeada mostra seu valor”.  As duas indumentárias são inéditas desta edição da tradicional exposição carnavalesca.

As famosas máscaras venezianas também são atrações da mostra. Foi na cidade de Veneza que o adereço se tornou tradição carnavalesca. Os bailes de máscara eram momentos nos quais as pessoas podiam se esconder no anonimato, e as máscaras se tornaram símbolo de liberdade das convenções sociais da época.

O hábito dos trajes carnavalescos foi introduzido no Brasil entre os séculos XVI e XVII, através dos bailes de fantasias e máscaras inspirados na cultura italiana. Esses bailes se tornaram uma tradição e perduraram durante décadas, dando origem aos concursos de fantasias. Todas as peças expostas na mostra fazem parte do acervo do Museu de Cultura Popular da UFJF.

Obras também fazem alusão ao imaginário infantil (Foto: divulgação)

Durante o período em que permanecerá em cartaz, “Quero dançar com você” estará aberta para visitação de segunda a sexta, das 10h às 19h. As visitações são gratuitas e abertas ao público em geral. No caso de grupos, é necessário agendamento prévio, que pode ser feito através do telefone (32) 2102-6306 ou pelo e-mail forumdacultura@ufjf.br . A exposição contará também com repercussão nos perfis do Forum da Cultura no Instagram e no Facebook.    

Museu de Cultura Popular Com mais de três mil peças em acervo, o Museu de Cultura Popular possui estatuárias, peças de crenças religiosas e cerâmicas, brinquedos populares, entre outros artefatos de culturas nacionais e estrangeiras. A delicadeza e a originalidade das obras e utensílios expostos regularmente nesse espaço despertam interesse, encantam e fazem sonhar adultos e crianças, proporcionando uma janela para tradições populares em transformação.

O Museu, criado em 12 de março de 1965 – data que marcou o centenário do folclorista Lindolfo Gomes –, foi transferido para o espaço do Forum da Cultura em 1973, sendo doado à UFJF em 30 de setembro de 1987. Sua origem está no trabalho do Prof. Wilson de Lima Bastos, que criou o então chamado “Museu do Folclore”, mais tarde renomeado como “Museu de Cultura Popular”.