A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) convoca todos os estudantes de mestrado e doutorado para o preenchimento do questionário sobre o perfil socioeconômico dos alunos de pós-graduação. Os dados obtidos por meio dele são essenciais para subsidiar as políticas de acolhimento e permanência de discentes, além de estabelecer um panorama coerente com a realidade acadêmica para que a Universidade atenda, da melhor forma possível, a comunidade estudantil.

O formulário é acessível diretamente via SIGA: basta clicar, nesta ordem, em “Eventos”, “Acessar eventos” e “Informações Socioeconômicas – Alunos de Pós-graduação Stricto Sensu da UFJF”. O preenchimento do formulário deve ser feito até o dia 16 de março e, segundo a Propp, é simples e rápido, levando aproximadamente 10 minutos para ser concluído.

Programa de apoio e ações afirmativas na pós-graduação

Frente aos benefícios trazidos por políticas de inclusão social e, consequentemente, pelo aumento da diversidade das pesquisas e dos tipos de vivências acadêmicas, a UFJF avaliou ser imperiosa a necessidade de construir políticas de acolhimento e permanência dos estudantes de pós-graduação. “Somado a essa justificativa, é importante atentar para o fato de que a situação de vulnerabilidade pode se estender para além daqueles beneficiados pela política de cotas. Precisamos, antes de qualquer desenho, conhecer nossos alunos e desenvolver uma política específica. Este é o objetivo deste censo.”

Atualmente, a Pós-Graduação não possui um programa de apoio aos seus discentes. Porém, a adoção da política de ingresso à graduação pelo sistema de cotas (que completou 10 anos em 2022) também implicou nos cursos de pós-graduação receberem alunos dos mais diversos extratos sociais da sociedade brasileira. A mudança gradual nesse perfil dos discentes acontece concomitantemente às reivindicações pela expansão das políticas de ações afirmativas na pós-graduação. Atenta a essa movimentação, em 2021, a UFJF aprovou a reserva de 50% de vagas para ações afirmativas na pós-graduação.