“Vocês me ensinaram o que é construir uma vida que nos possibilita transformar a vida de outras pessoas”, disse Girlene (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

A reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Girlene Alves, recebeu o título de Cidadã Honorária do município, concedido pela Câmara Municipal de Juiz de Fora. A sessão solene aconteceu no Plenário da Casa Legislativa, na noite da última segunda-feira, 13. 

Durante a solenidade, Girlene considerou a concessão do título como uma honra e destacou que a homenagem é consequência de um trabalho realizado em conjunto. “Estou honrada em receber esse título, que é a soma de esforços de muitas vidas. Estou vendo aqui muitas. O motivo de eu estar aqui tem a marca de cada um de vocês. Vocês me ensinaram muito o que é construir uma vida que nos possibilita transformar as vidas de outras pessoas com as quais nós convivemos no cotidiano. Esse título tem muitos significados.”

Gigi está recebendo esse título por ser uma inspiração para todos nós e, em especial, para nós mulheres”, reiterou Laiz Perrut (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

A Lei Municipal nº 14.888, que concede o título de cidadã honorária de Juiz de Fora a Girlene, é de autoria da vereadora Laiz Perrut (PT) e foi sancionada no dia 8 de maio de 2024 pela prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT). Em seu discurso, Laiz Perrut destacou a atuação da reitora em sua jornada na UFJF e seu papel no enfrentamento aos desafios orçamentários da gestão anterior, em que Girlene foi vice-reitora (2016-2024). 

“Girlene sempre teve uma atuação firme, forte e que, ao mesmo tempo, consegue compreender a diversidade da nossa sociedade, o que foi fundamental para que a gestão enfrentasse a política de desmonte e precarização orçamentária das instituições públicas de ensino nos últimos anos. A Gigi está recebendo esse título hoje por ser uma inspiração para todos nós e, em especial, para nós mulheres.” 

A mesa foi presidida pelo vereador e presidente da Casa, Zé Márcio – Garotinho (PDT). Na composição da mesa estavam presentes o marido da reitora, Félix Mestre Pinto, o vice-reitor da UFJF, Telmo Ronzani, o ex-reitor da instituição, Marcus David, a ouvidora especializada em Ações Afirmativas, Zélia Ludwig e a vice-diretora da Faculdade de Enfermagem da UFJF, Kelli Borges dos Santos.

Da esquerda para a direita: ex-reitor da UFJF, Marcus David; Félix Mestre Pinto; presidente da Câmara Municipal, Zé Márcio – Garotinho; reitora da UFJF, Girlene Alves; vereadora Laiz Perrut; ouvidora especializada em Ações Afirmativas, Zélia Ludwig;  vice-diretora da Faculdade de Enfermagem, Kelli Borges dos Santos; vice-reitor da UFJF, Telmo Ronzani (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Confira as fotos da cerimônia