As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já estão abertas. Podem participar estudantes que concluíram o Ensino Médio e realizaram as provas do Enem, e não zeraram a redação. O prazo vai até o dia 24 de fevereiro. Pelo sistema, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferece 1.174 vagas em 51 cursos do campus sede (Juiz de Fora) e outras 192 em nove graduações em Governador Valadares. Metade das vagas são destinadas à política de ações afirmativas (cotas).

Por que estudar na UFJF?

Inscrição

Para se inscrever no Sisu, o candidato deve acessar o Portal de Acesso Único, informar o número de inscrição e a senha utilizada no Enem 2022. Logo após, deve confirmar os dados e, em seguida, escolher dois cursos, e o grupo de ingresso considerando ou não as cotas.

Atenção! É fundamental ler atentamente a descrição do grupo, especialmente, das cotas de renda, pois, na matrícula, serão cobrados documentos que comprovem a condição do candidato. Além disso, a UFJF adota bancas de heteroidentificação para  candidatos negros e indígenas. Assim, o estudante aprovado que não atender aos critérios do grupo, será eliminado na fase de matrícula.

Durante o período de inscrição no Sisu (até o dia 24), é possível alterar a escolha dos cursos, de acordo com as preferências e as chances de conseguir a vaga, a partir das parciais de notas de corte, disponibilizadas diariamente. A inscrição será confirmada com base na última alteração no sistema, e os resultados serão divulgados dia 28 de fevereiro.

Quais as chances da minha nota do Enem garantir uma vaga na UFJF?

Reclassificação pela Lista de Espera

Caso não sejam aprovados na chamada regular, os estudantes podem se inscrever na Lista de Espera do Sisu – essa é a relação de todos os candidatos excedentes que podem ser convocados nas próximas chamadas para o curso escolhido. Nesse caso, a indicação do curso não pode ser alterada durante o processo.

Os candidatos devem acompanhar todos os editais de reclassificação, que são publicados exclusivamente no site da Cdara, e, caso sejam convocados, devem realizar obrigatoriamente a pré-matrícula on-line e o envio dos documentos nas datas previstas no respectivo edital de reclassificação.

Nesta edição, três listas de reclassificação serão divulgadas nos dias 15, 22 e 29 de março.

Matrícula

Os aprovados na UFJF devem fazer a matrícula em duas etapas, ambas obrigatórias.  A primeira delas, para a chamada regular, acontece a partir das 12h do dia 3 de março e deve ser realizada até o dia 8 do mesmo mês. A segunda trata do encaminhamento dos documentos exigidos pela Universidade e o procedimento deve ser feito entre 14 e 17 de março.

Futuro calouro: tudo o que você precisa saber sobre matrícula

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf