Sistema fica aberto para candidatos tentarem avaliar suas chances em cursos em universidades de todo país (Foto: Jade Uchoas/UFJF)

Com a publicação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Página do Candidato, o próximo passo é aguardar as inscrições no Sistema de Seleção Unificado (Sisu 2023.1), que devem ser feitas entre 16 e 24 de fevereiro. Para o primeiro semestre, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferece 1.366 vagas em 60 cursos, nos campi de Juiz de Fora e de Governador Valadares.

Para se inscrever, o candidato deve acessar o Portal de Acesso Único, e informar o número de inscrição e a senha utilizada no Enem 2022. Logo após, precisa confirmar os dados e, em seguida, escolher dois cursos e a modalidade de ingresso. 

Dentro do prazo divulgado, é possível alterar a escolha dos cursos, de acordo com as preferências e as chances de conseguir a vaga, a partir das parciais diárias das notas de corte. 

A nota de corte é calculada mediante a procura dos inscritos pelo curso, dentro do grupo de acesso escolhido, em relação ao número de vagas disponíveis. É possível ter uma ideia se sua nota no Enem é suficiente para o ingresso, consultando essa lista histórica de notas de corte dos cursos da UFJF. Mas, atenção! Essas são as notas de corte da chamada regular (1ª chamada). Ainda é possível conseguir uma vaga pela Lista de Espera, confira a seguir.

Não desista!

Caso não sejam contemplados na chamada regular, os estudantes podem se inscrever na Lista de Espera do Sisu – essa é a relação de todos os candidatos excedentes que podem ser convocados nas próximas chamadas para o curso escolhido. Nesse caso, a indicação do curso não pode ser alterada durante o processo.

A UFJF disponibiliza a relação dos convocados pela Lista de Espera dos últimos anos. Por essa relação, é possível saber qual foi o último candidato aprovado e sua respectiva nota – essa seria, portanto, a última nota de corte, após as reclassificações. Veja as duas últimas edições:

Pontos de corte da lista de reclassificação do Sisu 2022.2

Pontos de corte da lista de reclassificação do Sisu 2022.1

Por exemplo, o ponto de corte do curso de Engenharia de Produção no Sisu 2022.1, na ampla concorrência (grupo C), foi de 719,42 na primeira chamada. Porém, com as listas de reclassificação, o último aluno convocado no curso, no mesmo grupo, foi aprovado com uma nota de 670,4. 

Os candidatos devem acompanhar todos os editais de reclassificação, que são publicados exclusivamente no site da Cdara, e, caso sejam convocados, devem realizar obrigatoriamente a pré-matrícula on-line e o envio dos documentos nas datas previstas no respectivo edital de reclassificação.

Notas de corte em primeira chamada do Sisu da UFJF (série histórica)

Pontos de corte da lista de reclassificação do Sisu 2022.2

Pontos de corte da lista de reclassificação do Sisu 2022.1

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF