Com a divulgação dos resultados do Pism, do Vestibular de Música e do Sisu, os candidatos já aprovados ou com chances de aprovação já podem começar a preparar a documentação da matrícula na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Esse é um procedimento que exige atenção dos aprovados e muitos precisarão do auxílio dos familiares e responsáveis para poder providenciar os documentos. A principal dica é: não deixe para a última hora e fique atento aos prazos.

Como é o procedimento de matrícula?

O procedimento é realizado em duas etapas, dentro dos prazos previstos na página da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara):

1ª ETAPA – Pré-matrícula 

É a confirmação de interesse na vaga, feita exclusivamente pela internet, através de link disponibilizado na página da Cdara. 

Aprovados pelo Pism e pelo Vestibular de Música devem realizar a pré-matrícula neste link.

Já os convocados pelo Sisu devem fazer a pré-matrícula por meio desta aba.

2ª ETAPA – Envio de documentação

Feita a pré-matrícula, o candidato deverá providenciar os documentos exigidos de acordo com seu grupo de acesso escolhido: A, A1, B, B1, C (ampla concorrência), D, D1, E, E1, F.  Veja quais são os documentos.  

A orientação é imprimir a listagem e ir checando um por um, para não deixar passar nada.

Atenção! Mais do que decorar a letra de cada grupo, você deve saber o que ele significa e se certificar de que fez a escolha corretamente. Clique aqui para ver o descritivo de cada grupo.

Depois, deve enviar os documentos para confirmar a inscrição, dentro do prazo definido, também de forma on-line. Todos os documentos devem ser digitalizados, e anexados no sistema de matrícula. Veja o tutorial:

Os formatos de documentos aceitos são png, jpg, jpeg e PDF; o limite de tamanho para cada documento enviado é de 3MB. Para escanear por meio do celular, a Universidade recomenda o uso de aplicativos como o CamScanner, Adobe Scan, ou outro da preferência do ingressante. Todas as informações contidas nos documentos devem estar legíveis, sem rasuras ou cortes. Caso tenha dificuldade, basta procurar nossa Central de Atendimento pelo (32) 2102-3911 (fixo e Whatsapp) ou pessoalmente.

Além disso, o estudante pode ver o passo a passo para enviar os documentos na página da Cdara.

Os cronogramas de matrícula do Pism e o do Sisu já foram disponibilizados. Tudo está reunido no site da Cdara.

Fique atento ao cronograma de cada etapa no site, pois o estudante que perder qualquer um dos prazos, fica sem a vaga!

Todos os aprovados devem encaminhar os mesmos documentos?

Não. Há uma documentação comum para todos os candidatos e outras adicionais para cada grupo de cotas. A mais extensa das listas é a dos grupos A, A1, B, B1, que precisam comprovar a renda familiar. Veja abaixo:

Documentos para aprovados de todos os grupos:

– Foto 3×4;

– Certidão de Nascimento ou Casamento; 

– Cédula de Identidade (frente e verso);

– Declaração ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio Regular ou equivalente;

– Histórico Escolar completo do Ensino Médio ou equivalente;

– CPF; 

– Título de Eleitor (frente e verso) e/ou print do E-título (contendo o QR Você)para brasileiros maiores de 18 (dezoito) anos, acompanhado da quitação eleitoral da última eleição (1º e 2º turnos). Caso não possua os comprovantes de votação, deverá retirar certidão de quitação eleitoral no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE);

– Certificado de Reservista ou Atestado de Alistamento Militar.

– Com exceção dos aprovados pela ampla concorrência (grupo C), todos os demais também devem providenciar declaração da escola onde cursou o Ensino Médio, atestando se tratar de escola pública.

Documentos dos grupos de renda (A, A1, B, B1)

São 41 documentos listados para a comprovação da renda familiar. Nem todos serão necessários, isso dependerá da situação do grupo familiar. O candidato deve considerar todas pessoas que moram juntas na mesma casa e dividem a mesma renda. 

Se uma só pessoa possui renda – o pai ou a mãe, por exemplo – e na mesma casa moram quatro pessoas, para calcular a renda, é preciso pegar o rendimento bruto da pessoa (seu salário, por exemplo, sem os descontos), e dividir por quatro. Esse resultado deve ser igual ou menor que R$1.818 (correspondente a 1,5 salário mínimo no valor aplicado em 2022). Esse é o chamado valor ‘per capita’, ou por pessoa. 

Se mais de uma pessoa da casa trabalha ou tem rendimentos, todos eles devem ser somados, inclusive pensão, aposentadoria, bolsas, etc. O mesmo vale para pessoas que possuem mais de um emprego ou renda – têm carteira assinada e também são MEI (microempreendedor individual), por exemplo. Devem ser incluídos os rendimentos de todas as fontes. E até para aqueles que não têm renda dentro da família, também é preciso comprovar essa situação.

E-título

Como muitos estudantes tiraram o título de eleitor no período de pandemia, e não possuem a versão física do documento, a UFJF aceita como comprovante um print da tela inicial do E-título, desde que contemple a imagem do QrCode para comprovar a existência do documento e os dados do titular. Além disso, o comprovante de quitação eleitoral também pode ser obtido pelo aplicativo ou pelo portal do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Onde e como eu consigo todos os documentos exigidos para a matrícula?

Todas informações estão contidas nos anexos 1, 2, 3, 4 e 5 do Regulamento de Matrícula dos ingressantes nos cursos de graduação da UFJF. Atente-se também ao prazo/período de vigência dos documentos. 

Candidatos com deficiência (A1, B1, D1, E1, F)

Para os candidatos com deficiência, é necessário o encaminhamento de laudo médico que comprove a condição do estudante. Além disso, é preciso encaminhar uma declaração para justificar a escolha de uma das cotas para pessoas com deficiência. Os modelos (anexos 3 e 4) podem ser encontrados no Regulamento de Matrícula.

Candidatos pretos, pardos e indígenas (A, A1, D, D1) 

Os que optaram pelas cotas raciais devem encaminhar uma autodeclaração relacionada à escolha do grupo. O modelo (anexos 5) pode ser encontrado no Regulamento de Matrícula.

Depois disso, são convocados para a banca de heteroidentificação. Essa é uma medida que complementa a autodeclaração dos participantes que concorrem à reserva de vagas destinadas às pessoas pretas, pardas, indígenas. O procedimento tem como objetivo garantir que apenas as pessoas que possuem direito à reserva de vagas realmente ingressem por meio dessas cotas, evitando fraudes.

Outras informações:

Cdara

Regulamento de Matrícula

Central de Atendimento

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