Marcelo Silvério inicia mais um mandato na Faculdade de Farmácia (Foto: Alexandre Dornelas)

Reconduzido ao cargo para o segundo mandato de direção da Faculdade de Farmácia, o professor Marcelo Silvério tomou posse em cerimônia realizada nesta quarta-feira, 14, ao lado do novo vice-diretor Guilherme Diniz Tavares. Silvério agradeceu a todos pelos quatro anos já cumpridos ao lado do professor Frederico Pittella Silva e pela confiança para mais uma gestão.

“Tivemos conquistas importantes, mas temos muito o que avançar. Implantamos laboratórios novos, reequipamos a Farmácia Universitária e construímos parcerias com a Prefeitura de Juiz de Fora, com a Secretaria Estadual de Saúde e com a iniciativa privada. Ainda temos obras a finalizar, para melhorias na graduação e pós-graduação, e desafios postos, por exemplo, implementar um novo currículo e a curricularização da extensão. Caminhando para o fim, agradeço ao Guilherme por ter aceitado o convite por essa parceria e espero retribuir a confiança da Faculdade pelo apoio”, enfatizou Silvério.

Entre os desafios do ensino, Silvério citou a implementação de um novo currículo e a curricularização da extensão (Foto: Alexandre Dornelas)

A posse foi dada pelo reitor Marcus David, junto da vice-reitora Girlene Alves. David agradeceu ao professor Marcelo Silvério pelo trabalho realizado, não apenas na condução da Faculdade, mas, também, ao responder às demandas da sociedade diante da crise sanitária e por ser uma voz presente nas discussões do Conselho Superior (Consu).

“A Faculdade de Farmácia não fechou as portas em nenhum dia e foi fundamental na produção de álcool em gel, na coleta de amostras de pessoas infectadas com Covid-19, entre outras ações relevantes para a nossa sociedade”, disse o reitor. “Ainda assumiu vários desafios no Consu e um papel importante como presidente curador da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe). Neste cenário, a UFJF vem agradecer por todo trabalho realizado e, agora, junto ao Guilherme, que novos projetos continuem sendo desenvolvidos”, acrescentou.

Crise orçamentária

Marcus David também apresentou o cenário de crise orçamentária e de imagem enfrentado pelas instituições de ensino federais. “Tem sido um desafio para todos nós. Apesar disso, caminhamos muito e demonstramos a nossa qualidade e competência quando respondemos prontamente às demandas da sociedade na pandemia, mas, também, pelos resultados da competência da graduação e pelas avaliações feitas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que apontam a relevância da UFJF.”

Após o último bloqueio orçamentário, o reitor disse que o atual governo federal se encerra com a marca de descaso com as universidades públicas, instituições de ensino e com a área de ciência e tecnologia. “As negociações para o próximo ano já trazem uma luz no final do túnel, por mais que não sejam as condições ideais, nos dão as condições mínimas de funcionamento”, finaliza David.

Presenças

Além da comunidade acadêmica, a cerimônia de posse contou com a presença do ex-reitor e professor emérito, Renê Matos; do secretário Geral, Edson Faria; da pró-reitora adjunta de Graduação, Beatriz Farah; do superintendente do Hospital Universitário (HU), Dimas Carvalho; do coordenador de Políticas de Currículo e Ensino de Graduação, Thiago César Nascimento; da coordenadora de Pós-Graduação, Priscila Faria; e de diretores e vice-diretores de faculdades e instituições.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF