A Mostra das Equipes de Competição da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se apresenta, pela primeira vez, para a comunidade que visita a Praça Cívica, localizada no coração do campus sede. O evento segue até este domingo, 27, como parte da programação do DegusteJF. A partir deste ano, a mostra passa a fazer parte do calendário anual da UFJF.

Diretor de Inovação da UFJF, Fabrício Campos (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

A fala de abertura da mostra foi proferida pelo Diretor de Inovação da UFJF, Fabrício Campos, nesta sexta-feira, 25. Na avaliação do professor, essa é uma oportunidade para a instituição mostrar o que as equipes estão desenvolvendo nos laboratórios. “Queremos motivar a comunidade em relação aos mais diversos cursos de formação que temos na nossa universidade. Cada uma das equipes, além de apresentar seus trabalhos, também terá uma missão: motivar e incentivar o público que passará por aqui para entender os potenciais que temos na UFJF.”

Campos também destacou a importância que a participação neste tipo de iniciativa tem para a formação dos estudantes que integram as equipes de competição. O diretor de Inovação listou as atividades realizadas pelos discentes, como desenvolver os projetos e atuar na gestão das equipes. “Uma certeza que temos é do benefício para a formação humana e profissional de vocês. A UFJF tem um orgulho muito grande de ter vocês aqui e do desempenho das nossas equipes.”

Além das equipes, empresas incubadas do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) também estão presentes no local: Mais Controle, especializada em relógios de ponto; Falaê, plataforma de gestão da experiência do cliente; e Acutts, desenvolvedora de plataforma para gerenciamento de colaboradores. 

Impressora 3D construída pela UFJF

O pesquisador Rodrigo Dias ao lado das estudantes Isabela Silva e Giulia de Oliveira (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Na mesma tenda da Mostra de Equipe de Competição, há uma Mostra de Física. Os visitantes poderão conferir equipamentos usados nos laboratórios do curso do Instituto de Ciências Exatas (ICE) juntos aos estudantes. Entre esses itens, há uma impressora 3D inteiramente confeccionada pelo professor Rodrigo Alves Dias, do Departamento de Física da UFJF. A impressora foi desenvolvida no período do isolamento causado pela pandemia. 

“Além de construir outras impressoras 3D, nós estamos desenvolvendo vários kits de ciências para escolas. O que antes se comprava em empresas, a ideia é disponibilizar em kits impressos para as escolas, além de treinar os professores. Pretendemos fazer essa inserção da universidade nas escolas de ensino básico”, afirma o professor. A UFJF tem impressoras 3D no Departamento de Física e no Centro de Ciências. 

Uma outra iniciativa coordenada pelo professor (juntamente com as estudantes Isabela Gomes Silva e Giulia Ramos de Oliveira) é desenvolver uma impressora de silicone para impressão de próteses humanas destinadas a pessoas que passaram por tratamentos de doenças, como câncer. “Por exemplo, para pessoas que perdem parte do rosto, podemos fazer próteses em tamanho colorido, com o tom da pele da pessoa. A intenção é melhorar a autoimagem dessas pessoas, poder ajudá-las.” 

Equipes de competição participantes
A Equipe Microraptor participa anualmente da competição SAE Aerodesign Brasil, realizada em São José dos Campos (SP) e organizada por engenheiros da Embraer. Os concorrentes precisam produzir, inteiramente, uma aeronave construída via rádio nunca feita antes, de acordo com o regulamento da competição. Em 2020 e em 2022, a Microraptor venceu a competição. Dessa forma, em 2020, a equipe participou do Aero Design West, torneio internacional sediado nos EUA. Neste ano, o grupo terá, mais uma vez, a oportunidade de representar a UFJF. 

Equipes de competição se apresentam para o público que circula pela Praça Cívica (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

A Equipe Supernova atua na área de foguetemodelismo. O grupo fabrica, modela, projeta e testa foguetes que são levados para competições em que a performance de voo é verificada. A equipe já foi premiada em competições como o Festival Brasileiro de Minifoguetes e o Latin America Space Challenge, um dos mais importantes eventos do tipo no mundo. Atualmente, o grupo trabalha no projeto de um foguete com capacidade de alcançar 3 km de altura. A equipe também conta com um grupo de satélites e, a longo prazo, planeja lançá-los no espaço. 

A equipe Rampage Baja tem o projeto de construção de um carro de modalidade off road para competições. Nos últimos anos, a equipe tem obtido posições cada vez mais próximas do topo na Competição Nacional Baja SAE. Neste ano, chegou ao 9º lugar geral do campeonato. O objetivo é continuar a subir, chegando no top 5 final. 

A Equipe Escuderia realiza o desenvolvimento de um veículo para uma competição específica: a Fórmula SAE Brasil. Em 2019, aconteceu a primeira participação efetiva na competição.

A Equipe Capivara é voltada para o design de carros elétricos para competição. A meta neste ano é construir um carro inteiramente do começo. Desde 2019, os trabalhos são voltados à obtenção da eficiência energética com carros elétricos. Um protótipo deste produto é construído pela equipe, que pretende participar de novas competições. 

A Equipe Rinobot atua na montagem de robôs, com cinco categorias internas. Além de participar de competições da área de robótica, o grupo também atua fora do limite territorial da universidade, através da Extensão, com um projeto de ensino de robótica junto a escolas parceiras. 

Outras informações:
Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt)