A Comissão de Condução do Debate sobre a possibilidade de emancipação do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza, nesta terça-feira, 22, audiência pública para tratar a questão. O encontro acontece a partir das 9h30 no prédio do Centro de Ciências, localizado no campus sede da Universidade (Rua José Lourenço Kelmer, s/n – São Pedro).

A  reunião é aberta para toda a comunidade acadêmica, tanto de Juiz de Fora quanto de Governador Valadares, e representa uma oportunidade para que todos conheçam melhor a situação da instituição, participem com propostas e tirem dúvidas sobre o tema. Além disso, possibilita um diálogo de todas as forças políticas e sociais que podem ser, direta ou indiretamente, impactadas em um eventual desmembramento entre os campi.

De acordo com o presidente da Comissão de Condução do Debate sobre a emancipação do campus Governador Valadares, professor Erly Guilherme Azevedo, o objetivo dessa audiência pública é atender a resolução do Conselho Superior (Consu) que criou mecanismos para o amplo debate democrático a respeito da emancipação do campus avançado. “Discutiremos sobre uma possível desvinculação do campus de Governador Valadares, as vantagens e desvantagens frente ao contexto político, econômico e social que estamos vivendo, as relações de trabalho e a valorização da educação pública, gratuita e de qualidade. Pretendemos abordar e discutir os impactos positivos e negativos na vida cotidiana acadêmica e os impactos administrativos oriundos desta mudança.”

Ação democrática
Azevedo ressalta que a reunião é a chance de manifestação livre e democrática de todo e qualquer cidadão que possa ser impactado com a possibilidade de mudança na estrutura do campus avançado. “É preciso enfatizar que toda opinião e posicionamento é bem-vindo, em especial quando amparado por dados e fatos. O debate democrático é, além de uma premissa universitária, necessária e fundamental para o aprimoramento de processos, amplificação das informações e conhecimento dos contextos que levam a discussão do tema.”

Além disso, o presidente percebe que essa audiência representa problemas na relação entre a sede e o campus avançado e que precisam ser debatidos conjuntamente. “Levar o debate ao campus de Juiz de Fora pode ajudar a comunidade acadêmica da sede a conhecer, mesmo que superficialmente, um pouco da realidade que temos em Governador Valadares”, finaliza.

Próximos passos
Ainda vale destacar que a Comissão já produziu o relatório de suporte ao debate sobre a emancipação. O documento contempla informações administrativas, relatos de outras emancipações, detalhamento de estruturas, entre outros conteúdos relacionados ao tema. Além disso, também já foi constituído um calendário para as discussões que já está em vigência. 

Confira  o calendário de discussões.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF