Confira a agenda cultural dos próximos dias em espaços da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Mostra no Espaço Reitoria

Como parte das atividades do VIII Seminário em Artes, Cultura e Linguagens do Programa de Pós-Graduação do IAD, a mostra coletiva “Meridionar” chega à Galeria Espaço Reitoria, no Campus, nesta quinta (17). A exposição reflete sobre dinâmicas opostas a um sistema consolidado em que o Norte sempre é a direção. 

As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, até o dia 2 de dezembro. A entrada é franca. 

Outras informações: (32) 2102-3964

Mostra no Forum da Cultura

A mostra visual “Quarentela”, do artista plástico juiz-forano Stain está em cartaz na Galeria de Arte do Forum da Cultura. Nas telas, o artista transfere a estética do grafite para as telas e utiliza spray, pincéis, tintas a óleo e acrílicas. A maioria das obras foi elaborada durante a quarentena. 

Saiba mais

Exposição no IAD

A exposição “Trabalho do tempo”, de Letícia Bertagna, fica aberta na Galeria Guaçuí do Instituto de Artes e Design (IAD) entre 17 de novembro e 21 de dezembro. Com fotografias, objetos e instalações articulados em torno da ideia de tempo e de trabalho, em que a apropriação de elementos do mundo burocrático pretendem ampliar e modificar a ideia comum sobre o trabalho. O visitante também é instigado a refletir criticamente sobre a “burocratização do amanhã”, em que o controle do tempo é cada vez maior, demandando uma atividade incessante. 

Letícia Bertagna também é professora do Bacharelado em Artes Visuais do IAD. A abertura da mostra é nesta quinta (17) e contará com uma conversa entre a artista, a curadora Gabriela Motta e os artistas colaboradores Cristiano Tavares e Rodrigo Avellar de Muniagurria. O bate papo será às 18h. As visitações poderão ser feitas entre 8h e 20h, com entrada gratuita. 

Exposição no Cecom

A exposição “200 anos Independência: Repensando a União e Indústria e a presença do Império em Juiz de Fora” segue aberta no Centro de Conservação da Memória (Cecom) até o dia 13 de de dezembro. A mostra reúne documentos pertencentes ao acervo “Dormevilly Nóbrega”, que retratam a passagem do imperador D. Pedro II por Juiz de Fora em 1845 e 1861, além da sua participação na inauguração da rodovia União e Indústria. O Cecom fica localizado na Avenida Getúlio Vargas, 763 (antigo prédio do Diretório Central dos Estudantes), com entrada pela Rua Floriano Peixoto. A entrada é franca e as visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, entre 14h e 18h.

Outras informações: (32) 2102-6339 / (32) 2102-3964

Concerto no Cine-Theatro Central

O concerto “As mulheres de Carlos Gomes” será apresentado no Cine-Theatro Central na terça-feira (22), às 20h, como resultado da edição 2021/2022 do Programa de Bolsas de Iniciação Artística (Pibiart) da Pró-reitoria de Cultura. O espetáculo apresenta árias e cenas das principais óperas do compositor, interpretadas por alunos e ex-alunos do curso de Canto do IAD.

A entrada é gratuita mediante ingressos (máximo de quatro por pessoa) a serem retirados na recepção do teatro, de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h30. 

Outras informações: (32) 2102-6329 e (32) 2102-3964

Teatro

Personagens retratam o Brasil dividido politicamente (Foto: Márcia Falabella)

A peça de teatro “S.O.S Brasil”, do Grupo Divulgação cumpre curta temporada no Forum da Cultura até o dia 03 de dezembro. A proposta é de uma retrospectiva sobre os acontecimentos nacionais do ano de 2022, tendo o riso como instrumento de reflexão. As apresentações acontecem de quarta a domingo, às 20h30. 

O grupo disponibiliza dois convites gratuitos para todo o corpo docente, docentes aposentados, servidores técnico-administrativos em educação (TAEs), funcionários terceirizados e alunos da assistência estudantil da UFJF. Os interessados podem obter os ingressos trinta minutos antes do espetáculo, mediante comprovação de vínculo com a Universidade, ou, antecipadamente, na secretaria do Forum da Cultura, em horário de expediente. 

Saiba mais