Uma retrospectiva sobre os acontecimentos nacionais de um ano que vai chegando ao fim, com o uso do riso como instrumento de reflexão. Essa é a proposta do Grupo Divulgação com o espetáculo “S.O.S Brasil”, que estreia nesta quarta-feira, 16, e cumpre curta temporada até o dia 3 de dezembro no Teatro do Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As apresentações serão realizadas de quarta a domingo, às 20h30. 

A trama

Na peça, escrita e dirigida por José Luiz Ribeiro, o público poderá acompanhar a história de um país devastado por promessas de um falso messias e de um povo que acreditou na destruição das florestas, como forma de chegar à prosperidade. Em desespero, seus habitantes recorrem à Mãe Gê (Gaia, a Terra) para pedir socorro. Três entidades intercedem pelos humanos: Dionísio, deus grego do vinho e do teatro; a Poesia e a Memória. Ao trio, Mãe Gê passa a missão de recolher os destroços do mundo para reorganizá-lo. Nessa tarefa, os heróis são seguidos por Torto, o Diabo, apresentado como o oposto de Dionísio. 

Na Terra, o grupo chega até o navio S.O.S Brasil, que nada mais é do que o antigo Titanic pintado e remodelado. Em terra firme, um grupo de bandidos se prepara para receber os navegantes. Entre os golpistas, há tipos como o Macho Alfa, com “muita massa e pouco miolo” e o Chefe do bando, homem de ficha criminal extensa com atos como quase explodir um quartel. 

Ideia partiu do próprio Núcleo Universitário do grupo (Fotos: Márcia Falabella)

Segundo o autor e diretor do espetáculo, José Luiz Ribeiro, a opção por fazer uma revisão do ano partiu dos integrantes do Núcleo Universitário do Grupo Divulgação.  “Precisamos fazer uma grande reflexão sobre o tempo que a gente está vivendo. A música de Maurício Tapajós e Aldir Blanc (que diz): ‘O Brazil não conhece o Brasil’ (‘Querelas do Brasil’) foi o mote para que a gente pudesse mostrar ao nosso público as nossas incongruências e a confusão de um país que se dividiu por um processo político em que a própria bandeira foi sequestrada”, afirma o teatrólogo, também coordenador do Grupo Divulgação. 

59 anos de teatro, 180 peças escritas e mais de 200 dirigidas

Personagens retratam o Brasil dividido politicamente (Foto: Márcia Falabella)

“S.O.S Brasil” é a peça de número 179 escrita por José Luiz Ribeiro. A marca já foi ultrapassada pelo autor (“O Quinteto”, já encenada pelo Núcleo de Adolescentes neste mês é a peça de número 180). O número de espetáculos dirigidos já passa de duzentos, segundo o artista, que comemora 59 anos de dedicação ao teatro, cumpridos no dia 15 de novembro. Perguntado sobre qual é a sensação, Ribeiro responde: “que a gente está na avenida e ainda tem que avançar. O teatro é o espelho do mundo e a gente é um retratista desse espelho”, resume. 

O elenco

O elenco de “S.O.S Brasil” é composto por Bernardo Mendonça, Dowglas Mota, Igor Campos, Igor Santos, Jessica Mazzini, Laura Dufer, Laryssa Gabellini, Lendel Smânio, Letícia Rezende, Maria Luísa Nascimento, Mateus Omar, Pedro Moysés, Samara Borges, Suelen Zavon, Emmanuelle Serdeira e Yuri Ávila. 

Preparo vocal, sonoplastia, cartaz e fotografias são de Márcia Falabella. Registro videográfico é de Açucena Arbex. Texto, desenho de luz e direção são de José Luiz Ribeiro. 

Riso e cidadania 

Em 56 anos de história, o Grupo Divulgação sempre teve a preocupação de retratar a realidade social, política e moral do Brasil e do mundo por meio de textos clássicos e da sua própria dramaturgia. 

Espetáculos como “Diário de um louco”, de Nicolai Gogol, encenado em 1969 e censurado pela ditadura militar, “Era sempre primeiro de abril” (1990), crítica ao governo Collor, “O príncipe rufião” (1998), crítica ao governo FHC e “A morta insepulta” (2022), de Oswald de Andrade em versão livre de José Luiz Ribeiro – um panorama sobre o país no governo Bolsonaro, exemplificam a vocação do GD em levar ao seu público a reflexão sobre os acontecimentos de cada período corrente. Nesse caminho, o riso é um constante instrumento de alerta e reflexão à sociedade com peças que compõem uma historiografia da política nacional em quase seis décadas. 

Outras informações nas redes sociais (Instagram e Facebook) do Grupo Divulgação. Confira também o site oficial do GD

Serviço 

Teatro do Forum da Cultura

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora/MG 

Evento: “S.O.S Brasil”

Dias: curta temporada de 16 de novembro a 3 de dezembro, de quarta a domingo, sempre às 20h30 

Telefone: (32) 2102-6306