Transferindo a estética do grafite para as telas, o artista plástico e articulador cultural juiz-forano Stain apresenta sua mostra visual “Quarentela” na Galeria de Arte do Forum da Cultura, com abertura nesta quarta-feira, 16, às 19h. Realizada originalmente em muros e paredes que compõem o cenário urbano, a arte do grafite é um dos elementos do movimento artístico e cultural do hip-hop, que surgiu na década de 1970 na periferia de Nova York, entre as comunidades afro-americanas, latino-americanas e caribenhas.

Substituindo os muros pelas telas e utilizando, além do spray, pincéis, tintas a óleo e acrílicas, Stain realizou a maioria dos trabalhos expostos na mostra durante a quarentena, dando continuidade ao projeto a partir de então. “Foi uma forma que encontrei de permanecer são durante a quarentena, que foi um período muito difícil. Eu venho do grafite, onde as nossas telas são os muros da rua, e naquele momento que não podíamos sair essa foi uma válvula de escape para produzir também dentro de casa”, conta o artista. “Além disso, eu utilizo muitas referências negras em meu trabalho. É uma experiência pessoal que eu tenho levado para as minhas obras e quero trabalhar essa representatividade a todo momento”. 

O movimento cultural do hip hop reúne rap, dança e grafite, expressando diversas questões que atravessam a realidade social, narrando vivências e, muitas vezes, propondo críticas e reflexões por meio da arte. O grafite se manifesta como uma maneira de intervenção direta na cidade, democratizando espaços públicos urbanos. “Geralmente o meu trabalho não é convidado para estar em locais tradicionais como o Forum da Cultura, e eu fico feliz de quebrar essas paredes e estar em outros locais. É muito a questão da representatividade mesmo, mostrar que também podemos frequentar esses espaços, estar nesses espaços. Eu tenho certeza que um aluno meu de periferia vai se sentir à vontade ao entrar lá porque sabe que vai encontrar alguma coisa onde ele vai se reconhecer”, pontua Stain.   

Além da presença do artista, o evento de abertura terá som com os DJs Anditaum e Alex Paz. Após o vernissage, a mostra, que reúne pinturas e trabalhos audiovisuais, permanece em cartaz na Galeria de Arte do Forum da Cultura até o dia 25 de novembro, com visitação de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. As visitações são gratuitas e abertas ao público em geral. A exposição contará também com repercussão nos perfis do Forum da Cultura no Instagram e no Facebook.

Galeria de Arte

O espaço, instalado em um local privilegiado no segundo pavimento do Forum da Cultura, abriga produção eclética, com exposições de artes plásticas, documentais e pedagógicas que já chegaram a ter mais de mil visitantes por mostra. Criada em 1981, no reitorado do professor Márcio Leite Vaz, a galeria recebe importantes nomes da pintura de Minas Gerais e da cidade, além de jovens artistas e coletivos.

Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, o Forum da Cultura é o equipamento cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), completando 50 anos em julho de 2022. O espaço leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

 Endereço e outras informações:

Forum da Cultura

Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora

www.ufjf.edu.br/forumdacultura

E-mail: forumdacultura@ufjf.br

Instagram: @forumdaculturaufjf

Facebook: /forumdaculturaufjf

Telefone: (32) 2102-6306