A coordenação do projeto de “Residência Profissional em Produção e Processamento de Leite e Produtos Lácteos”, do departamento de Medicina Veterinária da Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), lançou, no dia 4, o edital de seleção voltado para estudantes que estejam concluindo o curso ou que sejam recém-formados. São oferecidas cinco vagas para bolsistas de cursos técnicos de nível médio e cinco de nível superior, das áreas de ciências agrárias e afins.

As inscrições podem ser feitas até 20 de novembro e, de acordo com o edital, o objetivo do projeto de extensão é oferecer treinamento prático, supervisionado e orientado por docente do curso de Medicina Veterinária. Para participar das atividades, é preciso ter disponibilidade de 40 horas semanais, não receber qualquer outro tipo de bolsa ou benefício semelhante, não possuir quaisquer vínculos empregatícios e estar disponível a partir de janeiro de 2023.

Para os residentes de nível médio, o valor das bolsas será de R$ 900. Para os nível superior, R$ 1.200. O programa terá duração de 10 meses e a seleção ocorrerá em duas etapas: a primeira, de caráter eliminatório e classificatório, com a análise do currículo e histórico escolar; e a segunda, somente classificatória, será composta de entrevista em formato on-line, em sala virtual da Residência Profissional Agrícola, em dia e horário previamente agendados. O resultado final da seleção está previsto para ser publicado no dia 15 de dezembro na página da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFJF.

Confira a distribuição de vagas e áreas:

Áreas

Vaga 1: cinco vagas para candidatos de cursos técnicos de nível médio – estudantes em fase de conclusão do curso (disciplinas concluídas) ou recém-egressos (que tenham concluído o curso em, no máximo, 24 meses. Cursos contemplados: Técnico em Laticínios, Técnico em Alimentos, Técnico em Agropecuária e afins, com competência para atuar em propriedades rurais produtoras de leite e em indústrias de laticínios.
Vaga 1: cinco vagas para candidatos de cursos de nível superior – estudantes em fase de conclusão de curso (disciplinas concluídas) ou recém-egressos (tendo concluído o curso em, no máximo, 24 meses. Cursos contemplados: Medicina Veterinária, Engenharia de Alimentos, Laticínios, Farmácia, Química, Nutrição, Zootecnia, Agronomia e afins, com competência para atuar em propriedades rurais produtoras de leite e indústrias de laticínios.

Sobre o projeto

Segundo a coordenadora do projeto e professora do departamento de Medicina Veterinária, Vanessa Aglaê Martins Teodoro, a iniciativa foi aprovada no edital 01/2020 da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Neste edital, foram inscritos mais de 450 projetos, sendo aprovados apenas 75 propostas. Entre elas, uma das cinco do estado de Minas Gerais, está a “Produção e Processamento de Leite e Produtos Derivados”.

A ação é uma parceria entre a UFJF, por meio da atuação de seis docentes do departamento de Medicina Veterinária, e outros seis da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig)/Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT). “Tal projeto de residência constitui-se uma importante qualificação profissional, com o objetivo de apoiar a qualificação técnica de jovens para que estes possam melhorar a sua inserção no mercado de trabalho”, ressalta Teodoro.

Confira o edital completo na página da Proex.

Link para inscrições: https://forms.gle/6vyoak8ZZPV6YmwPA.

Outras informações na página do projeto no Instagram: @residencia_profissional_leite

Contatos: projeto.residencialeite@ufjf.br ou (32) 2102-3968.