fsfsfs

Professores e alunos do curso de Medicina Veterinária irão auxiliar no processo de suporte à feira, desde a organização dos animais até o auxílio na seleção de novos tutores

A UFJF sedia, neste domingo, 19, mais uma edição da Feira de Adoção de Animais do Canil Municipal de Juiz de Fora. O evento, que acontece das 9h as 13h, na Praça Cívica do campus é uma parceria da Universidade, através do Departamento de Medicina Veterinária, com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), através do Departamento de Controle de Animais.

Professores e alunos do curso de Medicina Veterinária irão auxiliar no processo de suporte à feira, desde a organização dos animas, por preenchimento de fichas, até o auxílio na seleção dos novos tutores. Para o chefe do Departamento de Medicina Veterinária, Adolfo Firmino da Silva Neto, essas atividades contribuem para a formação dos professores e dos próprios estudantes envolvidos.

“O importante da feira de adoção é que a experiência proporciona uma alimentação saudável, um novo lar e boas condições aos animais. Além disso, os alunos de veterinária têm um momento para praticar um outro aspecto da profissão, o lado social”, acredita.

Segundo Neto, as feiras também têm um impacto na saúde pública, uma vez que elas ajudam a tirar animais da rua e, assim, diminuem o risco da transmissão de doenças dos animas aos humanos. Todos os cães que participam da feira foram resgatados das ruas pelo Demlurb em parceria com a Secretaria de Saúde e avaliados, passando por uma triagem e recebendo medicamentos e vacinas.

Para adotar, o futuro dono também passa por critérios de avaliação. Dentre eles, é importante ter noção da responsabilidade que implica ter uma animal de estimação, como prover boa alimentação, cuidados veterinários e, principalmente, atenção permanente e ciência de que animal não é brinquedo e que deve ter seu tutor até o resto da vida. É verificado também se os demais membros da família estão de acordo com a adoção. Os interessados são informados ainda de que abandono de animal é crime.

Os adotantes devem apresentar documento de identificação, como o Registro Geral (RG) e comprovante de residência. Essa é a segunda vez que o Departamento de Medicina Veterinária participa da organização da Feira e o objetivo, segundo a direção, é estabelecer uma rotina de auxílio à equipe do Canil Municipal.

Mais informações:

Departamento de Medicina Veterinária da UFJF: (32) 2102-6851