A Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou nesta segunda-feira, 31, o novo conteúdo programático para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). As alterações serão válidas apenas para 2023 para os inscritos no módulo I. Não há, portanto, mudanças para as avaliações previstas este ano, nos dias 3 e 4 de dezembro.

Conheça o novo conteúdo programático do Pism.

O novo conteúdo programático do Pism reflete as mudanças curriculares do Ensino Médio, levando em consideração a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o curriculo adotado em Minas Gerais. Segundo o pró-reitor de Graduação, Cassiano Caon Amorim, a UFJF avalia as mudanças vigentes e futuras para propor provas mais convergentes com a vida acadêmica dos estudantes. “O programa tenta articular as propostas do currículo mínimo proposto pelo Estado, com base na BNCC. Essa mudança visa melhorar o processo seletivo ao aproximar a realidade da escola básica para as vagas do Ensino Superior dos dois campi.”

Segundo a coordenadora da Copese, Katiuscia Antunes, o documento foi estruturado apresentando os  conhecimentos, objetos e habilidades previstos para cada ano. Assim, tanto as escolas quanto os próprios candidatos que irão começar o Ensino Médio em 2023 podem embasar seus estudos para as provas, de acordo com seu módulo correspondente. Além da apresentação das grandes áreas, o documento traz tabelas indicativas com a descrição de cada tópico estruturante do conhecimento. 

Katiuscia reforça o caráter progressivo da implantação da mudança. “No próximo ano, só os inscritos no módulo I seguem o novo conteúdo programático. Os demais ainda fazem as avaliações baseadas na proposta que ainda estava em vigor no momento em que se inscreveram no Pism”, esclarece. 

Histórico

Em dezembro de 2021 foram constituídos grupos de trabalho nas dez áreas de conhecimento cobradas no Pism – Português, Matemática, História, Geografia, Biologia, Física, Química, Literaturas, Sociologia e Filosofia – que trabalharam na atualização do programa. Além de professores e outros profissionais da UFJF, os grupos contaram com  a participação de professores do Colégio de Aplicação João XXIII e das redes de ensino pública e privada.

As comissões finalizaram a versão preliminar do programa em abril e, no mesmo mês, foi aberta uma consulta pública por meio de formulário aberto para que a sociedade civil, público externo e interno da UFJF, pudesse se manifestar.

“Tivemos um cuidado em disponibilizá-lo para a sociedade, por meio da consulta pública, e contamos com a participação de muitos integrantes e representantes de diversos segmentos educacionais. Além disso, as comissões se dedicaram muito na construção desse documento e nossa expectativa é que o programa atenda às necessidades atuais desse novo currículo do Ensino Médio”, finaliza Katiúscia.

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