Atualizada às 8h57 do dia 3 de maio  de 2022

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abriu, nesta segunda-feira, dia 25, o sistema para que a comunidade possa participar da reformulação do conteúdo programático do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). Nesta etapa de consulta pública, os interessados podem enviar sugestões e/ou críticas até 8 de maio, por meio do preenchimento de um formulário on-line, disponível na página da Coordenação de Processos Seletivos (Copese).

Participe da consulta pública.

As propostas levadas à consulta pública foram criadas por dez comissões, divididas de acordo com as competências cobradas no Pism: Português; Matemática; História; Geografia; Biologia; Física; Química; Literaturas; Sociologia; e Filosofia.  Além disso, as comissões foram compostas por professores da UFJF, profissionais que atuam na coordenação pedagógica do Pism, na Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), na Copese, no Centro de Ensino a Distância (Cead) e por docentes do Colégio de Aplicação João XXIII e da rede pública e privada.

Como participar?

Para participar, o interessado deve acessar a página da Copese, espaço em que estão disponibilizados o conteúdo programático e o formulário – divididos por áreas de conhecimento específicas e por módulos do vestibular seriado – e opinar se concorda plenamente com a nova sugestão de programa, se concorda parcialmente ou se discorda.

Em caso de concordância parcial ou de discordância, o sistema abrirá uma aba em que o participante deverá apresentar os pontos que devem ser revistos.

Após o prazo final para que a comunidade participe desta consulta pública, as respostas serão direcionadas às comissões que desenvolveram o programa, para que sejam avaliadas as sugestões e/ou críticas e, se constatado pertinência, alterados no conteúdo programático do Pism 2023.

Podem participar da consulta pública, membros da sociedade civil, público externo ou interno da UFJF. No formulário existe um pequeno perfil sobre quem está preenchendo a consulta, para que a Copese saiba quem é o colaborador, se é professor do ensino fundamental, médio ou superior; se é educador da rede pública ou privada; ou até mesmo para identificar outras pessoas que queiram participar dessa ação, já que ela estará aberta para todos.

Reformulação

A alteração no conteúdo programático decorre, principalmente, da reformulação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Ministério da Educação (MEC) e do novo currículo do ensino médio. Vale destacar que, conforme definido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), o documento norteia os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de educação infantil, ensinos fundamental e médio.

A implantação do novo programa será gradativa, de forma que, na edição de 2023 do Pism, apenas os candidatos ao módulo I farão a prova com base no novo programa – os demais permaneceram com o programa anterior. É preciso destacar que não haverá nenhuma alteração no formato das provas do vestibular seriado, apenas relativas ao conteúdo.

Leia mais: UFJF abre consulta pública para reformulação do conteúdo programático do Pism

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf