Com o retorno às atividades presenciais na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Engenharia Civil realizou na noite desta quarta-feira, 26, o tradicional Concurso Pontes de Papel como parte da XVIII Olimpíada de Engenharia Civil. Realizado no anfiteatro Christiano Degwert, da Faculdade de Engenharia, o evento contou com a participação de dez equipes, que se inscreveram para competir com as construções feitas somente com papel cartão e cola.

O objetivo do concurso é realizar um teste de carga com as estruturas, utilizando conhecimentos básicos de Mecânica e Resistência de Materiais, softwares para resolver problemas de Engenharia e projetos de sistemas estruturais simples. Tudo para fazer com que os estudantes inscritos identifiquem na prática os conceitos apreendidos em sala de aula.

Comissão avaliadora do Concurso de Pontes de Papel foi formada por professores da Faculdade de Engenharia (Foto: Alexandre Dornelas)

Além disso, segundo a tutora do PET Civil, professora Júlia Righi, houve uma tentativa de retornar com o concurso após a pandemia da Covid-19. E deu certo. Com o envolvimento de cerca de 40 alunos nas equipes, com a plateia do auditório cheia, entre gritos das torcidas, o evento cumpriu seu objetivo principal. “A Engenharia Civil é algo muito prático, mas temos muita teoria nas nossas disciplinas e os alunos sentem falta de fazer um projeto, de ver uma obra acontecer. Claro que é uma ponte de papel, mas a forma de calcular, o dimensionamento, os programas são os mesmos”, exalta Júlia.

A professora ainda explica que, entre os critérios de avaliação, levou-se em consideração os seguintes quesitos: eficiência estrutural, exatidão do projeto, justificativa caso a ponte não resista e estética. A estrutura deve ser dimensionada para suportar uma carga de 8 quilos.

Equipe vencedora produziu ponte que suportou aproximadamente 6 quilos (Foto: Breno Motta)

Tanto em estética quanto na categoria principal, quem levou o 1º lugar foi a equipe “Ponte que Partiu”. Os cinco estudantes que ajudaram na construção da estrutura foram premiados com a quantia em dinheiro de R$250. A comissão avaliadora foi formada por professores da Faculdade.

“A gente estava em semana de prova. Então, nos reunimos rapidamente, fizemos o projeto, os cálculos. Tudo com base nas determinações técnicas que o PET Civil tinha nos passado. Temos a disciplina Resistência dos Materiais, que é algo que usamos para a construção das pontes. Trabalhamos muito em equipe, todos deram opiniões, e isso é muito bom”, declara a aluna Mariana Passamai da equipe vencedora. Além dela, participaram da equipe os alunos Bárbara Batista, Laura Rivelli, Paulo Salles de Souza e Renato Corrêa de Sá.

Outras informações, no perfil do PET Civil no Instagram