Concurso de pontes de papel tradicional na UFJF com a participação dos alunos da graduação (Foto: UFJF/Arquivo)

Grupos concorrem para a construção de pontes de papel, onde serão avaliados três quesitos: eficiência estrutural, exatidão do projeto e estética (Foto: UFJF/Arquivo)

Termina na próxima segunda-feira, 29, o prazo para inscrições na 12ª Olimpíada de Engenharia Civil, que ocorre dos dias 12 a 16 de setembro, junto à Semana da Engenharia. A competição envolve o Concurso de Pontes de Papel. As equipes participantes devem ter de dois a seis membros. Poderão participar no máximo 20 grupos, formados por alunos de qualquer curso de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A tarefa proposta pela competição é a de construir e testar a carga de uma ponte treliça, composta de papel-cartão e cola. O evento é organizado pelo Programa de Estudo Tutorial (PET) da Engenharia Civil da UFJF desde 2005 e tem como principais objetivos estimular a integração dos participantes, aliando isto ao exercício prático de conceitos aprendidos em sala de aula, como os de mecânica e matemática.

Entre competidores, organizadores e professores, o evento abrange mais de cem pessoas e requer uma fase de preparação, que conta com reuniões com os líderes dos projetos e ensaios para a estrutura das pontes a serem testadas no final. Serão avaliados três quesitos: eficiência estrutural, exatidão do projeto e estética.

Para Matheus Saggioro, membro do PET da Engenharia Civil e um dos organizadores da competição, “a expectativa é de que os estudantes possam participar e colocar em prática os conceitos aprendidos em sala de aula.” Os grupos deverão apresentar um projeto da ponte, além de um pôster da construção para ser apresentado no evento final. A exposição decisiva acontece a partir do dia 12 de setembro no prédio da Engenharia Civil da UFJF. Haverá premiação para as três primeiras equipes colocadas, ainda a ser definida pela comissão organizadora.

Esta edição contará ainda com um minicurso do programa Ftool, que será realizado no dia 29 de agosto, após a primeira reunião com os líderes dos grupos. Neste caso, a participação máxima é de dois integrantes por grupo. As inscrições devem ser feitas até as 18h do mesmo dia, pelo link, sendo que a participação é limitada aos primeiros 20 inscritos. Outras informações podem ser encontradas no edital.