Evento, que acontece no Centro de Ciências, tem início nesta segunda, 3, tendo atividades também na terça e no sábado (Foto: Luiz Carlos Lima/UFJF)

Nos dias 3, 4 e 8 de dezembro (segunda, terça e sábado, respectivamente), ocorre, no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o concurso “Ponte nas Escolas”, organizado pelos alunos do Programa de Ensino Tutorial (PET) Civil da UFJF. A iniciativa consiste na construção de pontes por alunos do oitavo e nono anos do Ensino Fundamental, de escolas públicas, e contará, nesta edição, com a participação de duas escolas da cidade.

A montagem das pontes é feita utilizando duas folhas de papel cartão e cola. Segundo os organizadores, o objetivo da competição é despertar nos estudantes o interesse pela área das engenharias, em especial a Civil, além de melhorar sua capacidade de trabalho em equipe. Um total de 40 alunos participarão do evento (20 do nono ano e 20 do oitavo), formando oito equipes, da Escola Municipal Adhemar Rezende de Andrade e da Escola Estadual Nyrce Villa Verde Coelho de Magalhães, ambas do bairro São Pedro.

Os moldes das pontes são entregues prontos aos alunos, a fim de que recortem e montem. A estrutura que suportar o maior teste de carga é a vencedora. Em caso de empate, ganha a que tiver menor tempo de execução. “No primeiro dia de montagem, os estudantes recebem instruções dos petianos presentes, o projeto em formato A3 e escala 1:1, folhas de papel cartão, tesoura e cola. A partir daí, os petianos auxiliam no que é necessário, tirando dúvidas e motivando-os”, explica a estudante do segundo período de Engenharia Civil na UFJF, Giovanna Schäfer, que também integra o PET.

A montagem das pontes acontece nos dias 3 e 4 de dezembro, das 14h às 18h, e a ruptura ocorre no dia 8, às 9h. Todas as fases serão realizadas no Centro de Ciências. Segundo Giovana, como os projetos e materiais são iguais, a diferença entre as tensões que as pontes irão suportar se dá pela confecção das mesmas. “É pendurado um balde na ponte, através do pórtico, e bombeada água para esse. Temos controle da água que é depositada no balde através de uma balança, que registra os valores. Ao romper, é interrompida a passagem de água para o balde e anotado o valor suportado”.

Ainda de acordo com a integrante do PET Civil, a participação das escolas, em especial as públicas, é essencial. “Existe uma necessidade de expandir o espaço universitário para os alunos dessas escolas. Falar sobre ciência para estudantes de escola pública não é tão efetivo quando mostrar para os mesmos como é na prática. Matemática, Física e Química, em geral, não são as matérias favoritas dos alunos, e o Concurso de Pontes vem para ajudar a quebrar o estereótipo de que matemática é muito difícil e chato”, argumenta.

Como premiação será oferecida para a equipe vencedora uma visita à Faculdade de Engenharia da UFJF, junto com garrafas plásticas e kit escolar; os segundos e os terceiros colocados ficam com as garrafas e a visita; já a terceira melhor equipe terá direito a conhecer as instalações da Faculdade de Engenharia.

pet.civil@engenharia.ufjf.br ou Página do PET Civil no Facebook