O projeto de extensão Frente Pró-Armazém do Campo – Vale do Rio Doce, em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra – Regional Leste Mineiro e Associação do Assentamento Oziel realizam o evento: TERRA, TRABALHO e EXISTÊNCIA: lutas pela vida democrática nas terras do Rio Doce.

A atividade se insere nos debates e celebrações da semana da árvore e da Política Nacional de Plantio de Árvores, movimento que pauta o debate sobre desertificação e políticas públicas para a sociobiodiversidade. De acordo com o professor Bráulio Magalhães, coordenador do projeto de extensão e professor do departamento de Direito do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), a atividade também faz parte das celebrações dos 28 anos de existência do Assentamento Oziel. “É uma oportunidade de conhecer a história da organização e lutas das famílias de trabalhadoras e trabalhadores no Vale do Rio Doce e Vale do Aço”.

A programação inclui também a sensibilização e mobilização com doação de mudas de árvores para que participantes da atividade sejam multiplicadores e levem o debate aos demais espaços sociais da cidade e região. “Buscamos discutir as lutas, as conquistas, os limites impostos nos contextos históricos, como também apresentar de modo mais direto à comunidade acadêmica e externa, o movimento das trabalhadoras/es pela terra, precisamente, famílias do Assentamento Oziel”, ressaltou Bráulio.

A atividade será realizada na próxima quarta-feira, 28, entre 13h e 17h, na sala 305 do prédio da Pitágoras. Haverá emissão de certificada para Atividades Complementares à Graduação (ACG).

Confira abaixo a programação:
13:30- Credenciamento
14:00- Mística e mesa de abertura
14:30hrs- Aula: História do MST e do Assentamento Oziel Alves Pereira: trajetória de luta pela terra no Vale do Rio Doce
15:30hrs – Exposição/Debate – Tema: Plantar árvores e produzir alimentos saudáveis
– 16:30 – Roda de Conversa: debate aberto
– Ação de doação de mudas de árvores – Plantio Nacional de Árvores
17:00 – Encerramento