O Projeto de Extensão em Interface com a Pesquisa “NEJUS na Acolhida” promove em parceria com a prefeitura de Governador Valadares e Ministério Público de Minas Gerais a campanha “Natal da Acolhida 2021”, que pretende arrecadar brinquedos, livros e itens pessoais para crianças e adolescentes atendidas pela Política de Acolhimento do município.

O produtos podem ser entregues até o dia 22 de dezembro nos seguintes locais: Sede Administrativa da UFJF-GV, Instituto de Ciências da Vida, Restaurante Universitário e Prefeitura de Governador Valadares.

De acordo com o professor Bráulio Magalhães, coordenador do projeto de extensão, a campanha tem como objetivo não apenas a arrecadação de produtos, mas também informar a comunidade acadêmica e a população sobre a existência e importância das casas de acolhimento. “Há muitos serviços decorrentes e conexos relativos ao acolhimento institucional que são desconhecidos pela comunidade em geral. A nossa ideia é, de certa forma, informar e mobilizar a população para que conheça esses programas e quem sabe participe de forma mais efetiva. As unidades estão passando por sérias dificuldades de manutenção até mesmo por conta das limitações do município em termos de recursos financeiros. Embora não falte nada, é algo que pode ser potencializado”, explicou.

O professor explica ainda que o Serviço de Acolhimento Institucional atua em diferentes tipos de equipamentos com o objetivo de garantir proteção integral ao acolhido. “Uma das verificações nossas é que as pessoas não possuem conhecimento destes lugares, em geral sabem mais da existência da adoção, mas não sabem da família substituta, por exemplo, que pode ser uma medida protetiva que tira uma criança e adolescente de um lar originário que está sendo foco de vulnerabilidade, para que essa pessoa fique provisoriamente em uma nova família”.

Bráulio ressalta que o projeto de extensão tem realizado um diagnóstico para conhecer as equipes, serviços e programas das casas de acolhimento. “Desta parceria com a Prefeitura e Ministério Público, vamos construir um plano de ação conforme as demandas, limites e potencialidades que a gente identificar”.

Mais informações sobre a campanha estão disponíveis no instagram do NEJUS.

Endereços dos postos de arrecadação:

Sede Administrativa UFJF-GV – Rua São Paulo, 745, Centro.
Recepção da Prefeitura de Governador Valadares – Rua Marechal Floriano, 905, Centro.
Instituto de Ciências da Vida da UFJF-GV – Avenida Moacir Paleta, 1167, São Pedro.
Restaurante Universitário da UFJF-GV – Avenida Dr. Raimundo Monteiro Rezende, 333, Centro.