O selo vai integrar as produções gráficas relacionadas às comemorações do campus, que acontecem em novembro

Em novembro deste ano, a Universidade Federal de Juiz de Fora completa dez anos de atuação em Governador Valadares. E para marcar a data, a Diretoria de Imagem Institucional criou um selo comemorativo, que traz elementos característicos da presença e trabalho desenvolvido pela instituição na região.

O principal desses elementos é a letra “S”, que remete ao imponente Rio Doce. Fluido, dinâmico e com capacidade de adaptação às diversas realidades territoriais, esse importante patrimônio natural encontra similaridades com o processo de adequação da universidade aos contextos regionais ao longo dessa uma década.

Enquanto o rio se amolda aos aspectos físicos (mais largo em alguns pontos, mais estreito em outros, mais volumoso em determinado trecho ou escasso ao longo de outros etc.), o campus avançado também sempre precisou se articular (por meio do ensino, da pesquisa e da extensão) e se adaptar às dimensões sociais, políticas e culturais. Outras características comuns a ambos são a força e persistência. Tanto o Rio Doce quanto o campus lutam permanentemente para superar ataques e problemas com os quais precisam lidar cotidianamente.

Além da ideia do rio, o “S” também simboliza a conexão que Governador Valadares estabelece com as diferentes regiões do país por meios das rodovias que cortam a cidade e contribuem para a sua economia. Com isso, o selo pretende demonstrar como o campus está sempre em movimento e trilhando a estrada de uma instituição de ensino pública, gratuita e de qualidade.

Para o presidente da comissão responsável pelas comemorações dos dez anos do campus, o selo representa bem esse momento em que rememoramos a trajetória da universidade na cidade. “É importante para reconhecer e agradecer os esforços dos servidores, técnicos e discentes, tanto no processo de consolidação quanto no desempenho de suas atividades cotidianas. E não menos importante, é uma forma de lembrar os valadarenses que há dez anos existe uma universidade pública, gratuita e de qualidade na cidade, e que devemos protegê-la”, destaca Ricardo Cunha Grünewald Zarantoneli.

O selo comemorativo deverá constar em todas as produções gráficas de eventos relacionados ao aniversário do campus. Para conferir todas as versões do selo, acesse a cartilha.