A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lançou nesta sexta, 12, o edital de abertura do processo seletivo para ocupação de vagas na Moradia Estudantil, campus JF. Até o dia 22 de agosto, podem se inscrever estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação presencial da UFJF, cujas famílias não residam na cidade.

De acordo com a pró-reitora de Assistência Estudantil, Cristina Bezerra, o último deste tipo foi aberto em abril de 2019. Neste, serão disponibilizadas nove vagas para o público feminino e cinco para o masculino. Ela ainda destaca que, para concorrer às vagas, é preciso possuir renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo per capita. Para ter a avaliação socioeconômica concluída e válida, é preciso enviar toda a documentação de comprovação até a data final das inscrições.

“É o primeiro edital depois da pandemia e, desta vez, a gente vai ter a oportunidade de receber mais 14 moradores e isso demonstra a importância da Moradia como uma das frentes da Assistência Estudantil. Temos pesquisas que dizem que a Moradia Estudantil é o primeiro elemento que faz com que o aluno não desista da universidade. Esperamos que seja um edital bem procurado e que, para esses novos moradores, o espaço seja um lugar de sociabilidade, convivência e amizade”, destaca a pró-reitora.

Vale destacar que, para preencher o formulário disponível na plataforma Google Forms, os interessados devem possuir e-mail institucional, com o domínio @estudante.ufjf.br. Caso o estudante não possua este tipo de endereço eletrônico, basta criá-lo utilizando o Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA) 3. Ocorrerá também no SIGA 3 a divulgação do resultado de avaliação socioeconômica.

Outra informação importante é que a classificação dos discentes inscritos no processo seletivo obedece aos seguintes critérios, na seguinte ordem: perfil socioeconômico do grupo familiar; menor renda familiar bruta mensal per capita; ingresso mais recente na UFJF; maior idade; e maior distância da residência da família em relação ao campus JF. O resultado parcial final será publicado no dia 21 de setembro e a convocação para as vagas será feita a partir de 29 de setembro.

Confira o edital completo.

Dúvidas sobre o edital: moradia.proae@ufjf.br

Dúvidas sobre documentação e avaliação socioeconômica: atendimentosocial.proae@ufjf.br