Os livros “Oficina de Alfabetização: materiais, jogos e atividades” e “Na casa da tia Luiza” serão lançados nesta terça-feira, 9, às 19h, na Sala Paulo Freire, na Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As obras são de autoria da professora Luciane Manera Magalhães, do Departamento de Educação da Faced. O evento é aberto a toda a comunidade. 

No livro voltado para professoras alfabetizadoras, autora busca ligar teoria à prática (Foto: Divulgação)

“Oficina de Alfabetização: materiais, jogos e atividades” (Editora Appris) é um convite à reflexão sobre as questões didático-metodológicas e linguísticas fundamentais ao processo de alfabetização. Em cinco capítulos, a autora une teoria à prática, ao ligar a análise sobre o tema a uma série de atividades testadas na prática alfabetizadora. O livro conta ainda com sugestões de como adaptar as ideias apresentadas à diversidade nas salas de aula de alfabetização e é voltado a professoras alfabetizadoras e alunos de graduação em Pedagogia e Letras. A quarta capa foi escrita pela professora da Faced, Cristhiane Carneiro Cunha Flôr

“O livro nasceu do meu trabalho apresentado no concurso para professora titular da UFJF. Entendi que a área de alfabetização precisava de publicações que auxiliem professoras alfabetizadoras a fazerem a transposição didática entre teoria e prática. Temos muitas publicações teóricas importantíssimas na área, mas ainda há uma grande lacuna de livros que abram espaço para esta transposição. O último capítulo apresenta um exemplo de planejamento bimestral que auxilia a professora a saber como colocar em prática a proposta. Alguns materiais podem ser baixados por meio do QR Code disponível no livro”, ressalta Luciane.

Voltado para o público infantil, história da menina Lu aborda afeto e arte de cozinhar (Foto: Divulgação)

“Na casa da tia Luiza” (Editora Letraria) é um livro voltado ao público infantil. Essa é  a história da menina Lu, que tem o costume de viajar com a família para visitar a avó. No caminho, o grupo faz uma parada na casa da tia Luiza, que prepara lanches deliciosos para seus familiares. A obra mostra o afeto entre Lu e a tia, além do encantamento da garota pela arte de cozinhar. As ilustrações do livro foram feitas por Cristina Manera e o texto da quarta capa escrito pela professora da Faced Suzana Lima Vargas do Prado. Segundo a autora, a leitura do livro pode ser compartilhada entre a criança e um responsável a partir dos três anos de idade. A partir dos seis, o ato da leitura pode ser realizado de forma independente. 

“O texto traz o afeto entre as crianças e os mais velhos e, ao mesmo tempo, evidencia que cozinhar é um ato de amor. No final, apresenta as receitas da tia Luiza para as crianças fazerem em casa com a família ou na escola com a professora”, destaca a autora.

Os livros serão vendidos no local, com preço promocional.