Músico Nosferatus, da artista Nádia Martins, está entre as peças da exposição (Foto: Divulgação)

O Dia do Cantor e o Dia Mundial do Rock são comemorados em 13 de julho. Em 18, celebra-se o Dia do Trovador e, em 22, o Dia do Cantor Lírico. Em Juiz de Fora, julho é tradicionalmente o mês do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, evento organizado pela Pró-Reitoria de Cultura (Procult) e pelo Centro Cultural Pró-Música, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Para lembrar tantas celebrações, o Museu de Cultura Popular da UFJF, instalado no Forum da Cultura, realiza, durante todo o mês de julho, a mostra “E por isso eu canto!”.

A exposição busca refletir sobre a valorização da música, que, ultrapassando barreiras de tempo e espaço, está presente nas mais diversas culturas como forma de expressão, transmissão e evocação de sentimentos, e em distintas situações, como celebrações, solenidades e rituais, ou na educação, como instrumento terapêutico, entre outras inúmeras finalidades. 

Obras brasileiras das regiões de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco; e de outros países, como Peru, Marrocos, Cuba e Portugal, que retratam o universo musical através de artistas que deram vida às peças, em sua maioria, de cerâmica, estão reunidas na mostra. São representações de corais, sanfoneiros, tocadores de viola, trios musicais e pífaros, entre outros.

Cantora Ana Carolina, representada na obra de Liliana Medina (Foto: Divulgação)

Composta principalmente por peças pertencentes ao acervo do Museu de Cultura Popular da UFJF, a obra em jornal e gesso, que retrata a cantora Ana Carolina, é um dos destaques. Instrumentos como tambor, ganzá, pandeiro e flautas também podem ser conferidos, além de experimentações sonoras em vídeo.

“E por isso eu canto!” permanece no Museu de Cultura Popular até 29 de julho, estando aberta para o público de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. As visitas são gratuitas, sendo obrigatória a utilização de máscara. A mostra conta também com repercussão nos perfis do Forum da Cultura, no Instagram e no Facebook.