O projeto de extensão “Pés de Valsa: danças de salão”, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), participa, neste sábado, 2 de julho, em Barbacena (MG), do VI Festival de Dança do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste-MG). Oito bailantes do grupo apresentam duas coreografias: “Chapéus, flores e várias intenções” e “Toda forma de amor vale a pena!”, nos ritmos “bolero” e “soltinho”.

Grupo de oito bailantes, coordenado pelo professor da Faefid, Neil Franco, se apresenta neste sábado, em evento do IF Sudeste-MG (Foto: Arquivo pessoal Neil Franco)

De acordo com o professor da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da UFJF e coordenador do “Pés de Valsa”, Neil Franco, o bolero é a representação clássica do romance e das diversas interfaces que o envolvem: a paquera, a sedução, a conquista e o amor, e também a desilusão, o abandono e a tristeza. Já o ‘soltinho’ é uma dança com muita ginga e balanço, divertida e com uma liberdade de expressão que só se vê no Brasil. 

“Para além de dançar, os corpos são diferentes e partilham de experiências que nem sempre se adequam ao que foi social e culturalmente delimitado como possível nas danças de salão: um homem e uma mulher bailando”, explica o docente. Para Franco, a valorização da manifestação artística através da dança, a participação em  festivais e as apresentações em espaços públicos, dentre outras ações, demonstram o compromisso da extensão universitária com a comunidade em geral. “Levar a arte das danças de salão à população local e regional é um dos objetivos do projeto e confirma o compromisso social da UFJF.”  

Teoria e prática da dança
Além de oferecer um espaço de vivências e de troca de experiências corporais, enfocando o universo das danças de salão e envolvendo as comunidades interna e externa à UFJF, o projeto desenvolve processos de formação inicial e continuada em teoria e prática da Dança.

“No Festival, bolsistas e voluntários vão colocar em prática uma das ações do projeto, que é a atuação artística e, não menos importante, todo o processo de construção que envolve a produção de uma coreografia. Para tal, estudo prático e teórico sobre os ritmos apresentados é necessário, fortalecendo a formação docente e preparando-os para sua atuação profissional após concluírem seus cursos”, destaca Franco.  

O coordenador lembra que será o primeiro encontro direto dos integrantes do Pés de Valsa com o curso de Licenciatura em Educação Física do IF Sudeste-MG e, em especial, com os responsáveis pela área de dança. “Este contato já havia se iniciado antes da pandemia, mas precisou ser adiado. Agora a perspectiva é de estabelecermos parcerias entre as duas instituições. Voltar ao presencial é maravilhoso. Estamos nos preparando há alguns meses para este retorno. A expectativa é muito grande e animadora.”

Saiba mais
Pés de Valsa UFJF no Instagram