A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com três editais abertos para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Extensão (Pibiex). Professores e técnico-administrativos em educação (TAEs) podem encaminhar propostas de projetos que atendam aos requisitos do Boa Vizinhança, em Juiz de Fora e Governador Valadares, e para iniciativas elaboradas por demanda espontânea. As inscrições vão até 14 de junho.

De acordo com a pró-reitora adjunta de Extensão, Fernanda Cunha, os três editais terão vigência entre 1º de setembro de 2023 e 31 de agosto de 2024, para as quais podem ser solicitadas bolsas. “Esse é um período de grande mobilização para a comunidade extensionista da UFJF, pois é o momento de cadastrar as ações que serão desenvolvidas e para a solicitação das bolsas.”

Na página da Proex é possível encontrar vídeos tutoriais que demonstram o passo-a-passo para submissão de propostas e documentos, entre eles, como fazer a inclusão do projeto no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Demanda espontânea

Segundo Fernanda, o edital 04/2023, de demanda espontânea, tem a finalidade de incentivar e apoiar programas e projetos de Extensão com a participação de discentes regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação, “fortalecendo a ação transformadora da extensão sobre a realidade social e estabelecendo uma relação dialógica entre os extensionistas e os demais segmentos da sociedade.”

O edital contempla propostas de Juiz de Fora e Governador Valadares e o coordenador pode solicitar vagas para alunos bolsistas de graduação e voluntários de graduação, pós-graduação e/ou  juniores (estudantes do Colégio João XXIII e das redes públicas e privadas). As bolsas da modalidade Extensão terão duração máxima de 12 meses, de acordo com a vigência prevista no edital e disponibilidade orçamentária da UFJF.

Informações sobre procedimentos, cronogramas, apoio, bolsas e modalidades contempladas podem ser encontradas no edital.

Boa Vizinhança

Os demais editais são chamados de demanda estimulada e são destinados para o Programa Boa Vizinhança. A proposta é incentivar ações que atendam as demandas de movimentos e ações sociais, coletivos culturais e escolas em Juiz de Fora e Governador Valadares, a partir de levantamento feito pela Proex.

“O que significa ouvir as reais necessidades das comunidades dos territórios em que a UFJF está inserida, fomentando sempre o diálogo expressivo entre a comunidade e a Universidade e enriquecendo a formação dos estudantes, por meio desta oportunidade”, aponta a pró-reitora adjunta de Extensão.

O edital 05/2023 se destina à Juiz de Fora e o 06/2023 à Governador Valadares e comunidades do entorno do Rio Doce. Os projetos devem propor um conjunto de ações, processuais e contínuas de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, para alcançar um objetivo bem definido. A iniciativa deve resultar em um produto para a expansão ou aperfeiçoamento das instituições envolvidas.

Informações sobre cronograma, apoio, bolsas e modalidades contempladas podem ser encontradas nos editais.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf