A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizou, na última sexta, 25, a primeira reunião do Fórum das Comissões de Acompanhamento das Atividades Curriculares de Extensão (Caex). No encontro, com diretores de unidades, coordenadores e representantes das Caex dos cursos de graduação da UFJF, foi apresentado o Sistema Integrado de Gestão Acadêmica para o gerenciamento e acompanhamento dos programas e projetos vinculados a disciplinas com carga horária de extensão (Siga Caex).

Série de encontros busca desenvolver coletivamente o Siga Caex, sistema que permite o acompanhamento da oferta de disciplinas com carga horária extensionista, para a inserção da extensão nos currículos de graduação (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

O sistema permite o acompanhamento da oferta de disciplinas com carga horária extensionista para a inserção da extensão nos currículos de graduação da Instituição, estratégia, adotada em conjunto com a oferta das diferentes modalidades de extensão, visando garantir possibilidades para que os estudantes participem de variadas experiências formativas em diálogo com a comunidade externa.

Durante a apresentação feita pela equipe do Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO), os participantes puderam esclarecer dúvidas e propor melhorias no sistema, de forma a atender às diferentes especificidades dos cursos. A previsão é de que o modelo entre em uso ainda em 2023, após a incorporação das sugestões recebidas pelas equipes da Proex e do CGCO.

Desta forma, a UFJF cumpre a resolução 7/2018 do CNE/CES, que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024; e a Resolução 75/2022, do Conselho Setorial de Graduação (Congrad), a qual estabelece as normas para a inserção da extensão nos currículos de graduação da Universidade.

70 Caex
De acordo com a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, já estão registradas junto à Proex aproximadamente 70 Caex. O debate sobre a inserção da extensão nos currículos da UFJF teve início em 2016. Desde então, foram realizados seminários, palestras e mesas-redondas durante os congressos e mostras de Extensão da Instituição, além de webinário, consultas e visitas às unidades acadêmicas dos dois campi para discussões sobre como a Universidade iria atender a essa normativa e garantir que todos os alunos cumprissem 10% de seu percurso formativo em atividades de extensão.

O processo de debate e escuta, aliado à constituição de uma comissão com membros da Proex e da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), permitiu que fosse elaborada uma minuta de resolução, apreciada pelo Conselho de Extensão e Cultura (Conexc) e aprovada pelo Conselho de Graduação (Congrad), em 2022.

“Esse fórum está materializando um espaço de debate coletivo para superar os problemas já encontrados e antecipar outros para que possamos implementar a curricularização da UFJF articulada aos objetivos dos projetos pedagógicos dos cursos, às necessidades dos nossos estudantes e também dos diferentes segmentos da sociedade que esperam da UFJF uma relação cada vez mais próxima”, ressalta Ana Lívia.

Primeira etapa
A concepção do sistema, em parceria com a Proex e apreciado pela Prograd durou cerca de três meses. Segundo a coordenadora do CGCO, Patricia Curvelo, o Siga Caex está trabalhando em um ciclo de incrementos. “Nesta primeira etapa, os docentes já poderão cadastrar seus projetos ou programas de extensão na plataforma, vinculados a disciplinas específicas. Em breve, haverá outras funcionalidades no sistema, previstas para novembro, para este mesmo público. Após esta etapa, os alunos poderão acessar.”

Enquanto o sistema não entra em uso pleno, a Proex está recolhendo os dados dos alunos que já cursam disciplinas extensionistas para que essas informações sejam direcionadas à nova plataforma, garantindo a contabilização para seus currículos. Um novo encontro será marcado pela equipe da Proex para apresentar os ajustes feitos na plataforma a pedido dos professores. O CGCO também disponibilizou um treinamento para os docentes interessados através deste link

A plataforma já está disponível e pode ser acessada através deste outro link.