RU São Pedro vai servir almoço de segunda a sexta. (Foto: Gabriella Moura)

A comunidade acadêmica da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) conta com mais um espaço do Restaurante Universitário (RU). A unidade São Pedro já está em funcionamento, com capacidade de oferecer até mil refeições de almoço por dia. Estudantes da Instituição aprovaram a novidade, que deve facilitar o acesso e diminuir o tempo de deslocamento entre atividades acadêmicas. O novo RU fica na Avenida Rio Doce, 630, bairro São Pedro.

Raissa (de preto) destacou vantagens da nova unidade do RU. (Foto: Gabriella Moura)

“O RU aqui no São Pedro vai ajudar muito! Alunos que moram mais longe e têm aula de manhã e à tarde tinham que pegar ônibus até o RU Centro, em um deslocamento de quase 20 minutos. Com a unidade próxima do Departamento de Ciências Básicas da Vida (DCBV), é possível se deslocar a pé, com mais tranquilidade”, relata a estudante do 6º período de Fisioterapia, Raíssa Sthefanie Mattedi.

Nessa quarta, 22, primeiro dia de funcionamento do RU São Pedro, foram servidas 319 refeições. O mestrando Felipe Acácio de Paiva chegou cedo e garantiu o almoço sem filas. O estudante da pós-graduação em Ciências Aplicadas à Saúde conta que precisava se deslocar todos os dias até o centro da cidade para almoço e jantar, mas que agora a rotina será facilitada. “Espero que a unidade do São Pedro comece a funcionar também para as demais refeições e aos finais de semana”, comenta. A unidade, atualmente, funciona de segunda a sexta, das 10h45 às 13h45.

RU vai favorecer alimentação saudável
Para a nutricionista da UFJF-GV, Jaysa Ramos, as vantagens de mais uma unidade do RU vão além da localização: o serviço prestado nos restaurantes favorece a adoção de uma alimentação saudável, de qualidade e com baixo custo. “Evita-se que os alunos substituam o almoço por alimentos industrializados ou fast-foods, muitas das vezes por falta de tempo para o preparo de uma refeição saudável”.

Refeições serão servidas das 10h45 às 13h45. (Foto: Gabriella Moura)

Ela reforça o impacto negativo do consumo de alimentos ultraprocessados – com alta concentração de açúcares, gorduras, substâncias sintetizadas e conservantes: “podem levar à obesidade, depressão e várias doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, dentre outras. Portanto, é de extrema importância que se tenha esse acesso a uma alimentação equilibrada e saudável, para que, dessa forma, consigamos contribuir para uma melhor qualidade de vida dos nossos alunos”, finaliza.

Para conferir o cardápio da semana, acesse este link.

Os itinerários dos ônibus da instituição serão atualizados em breve. Para acessá-los, clique aqui.

Mais informações na página do RU e pelo e-mail ru.gv@ufjf.br.