O projeto da Rede Mineira de Matemática (RMMAT-MG), da qual a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) faz parte, foi um dos aprovados na chamada 07/2021 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) para a consolidação de redes de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico com foco em demandas estratégicas. A RMMAT receberá um aporte financeiro de R$ 208.375,07.

Eduard Toon é também professor do Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFJF e especialista em análise matemática (Foto: Carolina de Paula)

O professor do Departamento de Matemática da UFJF Eduard Toon representa a Universidade na RMMAT-MG. Em sua percepção, a execução de projetos em colaboração na área de Matemática é um fator predominante para o aumento da quantidade e qualidade da produção científica. “A Rede nasceu do desejo de integrar a comunidade científica que atua nos diferentes segmentos da Estatística e da Matemática pura e aplicada em Minas Gerais. O projeto congrega pesquisadores de oito institutos federais de ensino superior do estado e almeja apoiar parcerias existentes, além de proporcionar um ambiente propício para a criação de outras”, compartilha. 

Para alcançar esse objetivo, algumas das ações previstas são o compartilhamento de equipamentos especializados, a realização de seminários periódicos e uma maior visibilidade das linhas de pesquisa existentes, visando o desenvolvimento científico nas diversificadas áreas da Matemática.

Sobre o papel dos cursos de Matemática e Estatística na Rede, Toon explica que os estudantes de graduação, mestrado e doutorado participarão dos projetos dos docentes da Rede. Em contrapartida, a RMMAT-MG pode contribuir com uma melhor formação desses graduandos e pós-graduandos. “Todos terão um acesso facilitado ao que existe nos demais centros, possibilitando o compartilhamento de conhecimento e experiências.” 

A RMMAT originou-se da Reunião Mineira de Matemática (RMM), realizada em setembro de 2021 para estabelecer parcerias e troca de conhecimento e experiências (Arte: Divulgação)

Faz parte também do escopo da Rede a criação de estratégias para estabelecer parcerias internacionais por meio de missões de trabalho e cooperações científicas. Além de proporcionar maior captação de recursos financeiros, o fortalecimento da pesquisa no estado impacta no fortalecimento das Instituições de Ensino Superior e, portanto, contribui para toda a sociedade.

Projetos em rede

Os recursos aprovados serão aplicados para intercâmbios e reuniões científicas entre os pesquisadores da Rede. Outra proposta do grupo é a aquisição de um computador de alto desempenho para multiuso, que auxiliará em algumas das áreas de pesquisa pertencentes ao projeto. O equipamento deve ter um alto impacto principalmente em pesquisas que envolvam simulações numéricas e que necessitem de um grande poder computacional.

Além da UFJF, fazem parte da RMMAT as universidades federais de Itajubá (Unifei), de Lavras (Ufla), de Minas Gerais (UFMG), de Ouro Preto (Ufop), de São João del-Rei (UFSJ),de Uberlândia (UFU) e de Viçosa (UFV).  A notícia da aprovação na chamada da Fapemig foi recebida com grande entusiasmo pela equipe: “Foi como uma sinalização de que estamos no caminho certo. As expectativas para o futuro são as melhores possíveis”. Há também a proposta de criar Doutorado em Matemática em rede.

Pesquisa está alinhada aos ODS da ONU

A Coordenação de Divulgação Científica da Diretoria de Imagem Institucional, em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp), está promovendo uma estratégia de fortalecimento das ações de pesquisa da Universidade, mostrando que estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Os ODS são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. 

A pesquisa citada nesta matéria está alinhada com os ODS 4 (Educação de qualidade) e 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura). Confira a lista completa no site da ONU.

Leia também: UFJF integra redes de pesquisa contempladas em edital da Fapemig