Recursos financiam o desenvolvimento de 37 projetos científicos e tecnológicos da UFJF (Foto: UFJF)

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) contemplou 37 projetos científicos e tecnológicos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no edital de Demanda Universal. Serão destinados R$ 3.214.386,91 para as propostas desenvolvidas por pesquisadores da instituição. Ao todo, a chamada aprovou 458 projetos em todo o estado e conta com o montante de recursos alocados da ordem de R$ 39 milhões.

“Especialmente durante esse período de cortes de orçamento nas áreas de ciência e tecnologia, a notícia de uma captação de um valor como esse é fantástica”, ressalta a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Mônica Ribeiro de Oliveira. O investimento federal nas áreas citadas por ela caiu 60% nos últimos oito anos, entre 2014 e 2022. Ainda de acordo com Oliveira, os recursos destinados aos projetos da UFJF são importantes para, além de viabilizar o próprio desenvolvimento da pesquisa, também proporcionar a estabilidade necessária para o cumprimento dos planos de trabalho.

UFJF produz óxido de grafeno no Laboratório de Nanotecnologia (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

O projeto contemplado com o maior valor dentro da UFJF é voltado para o estudo de concretos com nanomateriais submetidos a altas temperaturas. Os responsáveis explicam que, além de não existir um consenso científico sobre o tema, a importância da pesquisa é justificada pela contribuição em casos de incêndios, já que pode garantir um maior tempo de evacuação e ajudar, diretamente, na preservação de bens e vidas. A proposta é coordenada pela professora Thais Mayra de Oliveira, responsável pelo Laboratório de Materiais de Construção Civil (LMCC), e será conduzida por um grupo de pesquisadores.

“O objetivo é avaliar o comportamento térmico e mecânico de concretos aditivados com um novo tipo nanomaterial de óxido de grafeno produzido no Laboratório de Nanotecnologia do Departamento de Física da UFJF”, resume. Posteriormente, agora no LMCC, esses nanomateriais serão adicionados ao concreto, “buscando avaliar uma melhoria de desempenho, resistência e durabilidade quando submetidos a altas temperaturas”. O projeto também conta com a parceria de demais Instituições Federais. No total, a equipe receberá um auxílio de R$ 232.070,30.

Projeto estudará, a nível celular e molecular, o mecanismo de resposta inflamatória induzida por vírus (Foto: Canva)

Outro projeto de destaque é o coordenado pela pesquisadora Patrícia Elaine de Almeida, associada ao Laboratório de Biologia Celular do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFJF. Neste caso, a equipe se dedicará a avançar no entendimento de como funcionam, a nível celular e molecular, os mecanismos envolvidos na resposta inflamatória induzida por vírus no organismo humano. O intuito é indicar novas formas de combate não somente ao vírus da SARS-CoV-2 (coronavírus), que é o foco do projeto, como também a outros tipos de infecções virais. A proposta recebeu o maior montante financeiro (R$ 176.320,40) entre os projetos da UFJF encaixados na Faixa C do edital Universal da Fapemig, destinada a contemplar grupos de pesquisa que possuem, no mínimo, três integrantes que são doutores.

Almeida ressalta que, como é visto por meio da evolução do próprio SARS-CoV-2, vírus de RNA são conhecidos por acumular mutações rapidamente, o que gera novas variantes e pode contribuir para maiores chances de estabelecimento de doenças virais – por isso, estas ainda exigem o desenvolvimento de novas opções terapêuticas para tratá-las. “Com esse projeto, vamos estudar alvos celulares para o emprego de novos fármacos; um desses alvos são as vesículas extracelulares, estruturas liberadas pelas células que são capazes de realizar trocas de informações entre elas. As vesículas podem transportar tanto moléculas biológicas quanto partículas virais, até mesmo fármacos”, elucida a pesquisadora.

Outras informações:
Chamada Fapemig 01/2022 – Demanda Universal