André Pires, um dos maestros à frente do Coral, em apresentação

Como parte das comemorações do aniversário de 50 anos do Forum da Cultura, o espaço realiza, em sua Galeria de Arte, a  mostra “Cantar: resistir para existir”. A exposição narra a história do Coral da UFJF, grupo que representa musicalmente a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) há mais de 55 anos, sendo um dos coros mais antigos da cidade e um dos poucos corais brasileiros a possuir arranjos originais. Em atividade ininterrupta desde então, o Coral da UFJF esteve trabalhando ativamente na produção musical juiz-forana.

O público que visitar a mostra poderá conferir imagens de alguns dos espetáculos mais importantes do grupo, os maestros e as maestrinas que estiveram à frente do Coral durante toda a sua existência, além de exibições de vídeos de coros virtuais produzidos durante o isolamento social em decorrência da pandemia de Covid-19. Espetáculos realizados pelo grupo ao longo dos anos também serão projetados durante todo o tempo em que a exposição estiver aberta.

O Coral da UFJF tem o início de seu vínculo com a Universidade em 1966, por iniciativa do seu fundador, o maestro Victor Giron Vassalo, e passa a funcionar no Forum da Cultura logo após a inauguração do espaço cultural, em 1972. Desde o seu começo, o grupo foi composto por estudantes, ex-alunos, professores e funcionários da UFJF, ativos ou aposentados, e membros da comunidade não acadêmica. Essa configuração é mantida até hoje.

Atualmente uma das mais antigas integrantes do grupo, Laura Castro destaca a relação do Coral da UFJF com a população juiz-forana: “É uma relação muito próxima; o Coral é com certa frequência convidado para aberturas e/ou fechamentos de eventos promovidos pela Prefeitura, Câmara Municipal, outros coros da cidade, eventos musicais das igrejas, além de realizar apresentações em escolas municipais e estaduais da cidade, levando a música coral aos ouvidos das mais variadas plateias, propagando cultura e lazer e afirmando o seu compromisso social enquanto órgão cultural da UFJF.”

O grupo em apresentação no Forum da Cultura em 1973 (Foto: Victor Giron Vassalo)

Desde seu início, o Coral da UFJF mantém um repertório eclético, predominantemente popular, com pinceladas de música erudita e também folclórica. A partir da entrada do maestro André Pires, que permaneceu por dez anos como regente do Coral, o grupo passou a atuar de maneira mais performática, adquirindo então a característica de “coro cênico”, além de acrescentar ao repertório músicas de protesto, o que se mantém ainda hoje como traço marcante do Coral da UFJF.

Ao longo dos 56 anos que serão completados este ano, o grupo participou de diversos festivais e eventos de música coral, representando a Universidade ao redor do Brasil e fora do país. Entre eles, merecem destaque o Encanta Lafaiete, festival de coros da cidade de Conselheiro Lafaiete (MG), o Festival Internacional de Corais de Criciúma (SC), o Festival da Loucura em Barbacena (MG), o Festival Internacional de Corais de Maringá (PR), além da presença constante nos festivais tradicionais de Juiz de Fora, como o Festcoros e o Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga (Pró-Música/UFJF).

Na coleção de prêmios conquistados pelo grupo, quatro grandes premiações foram recebidas em junho de 2004 no “Concurso Sudamericano de Interpretación Coral em La Plata”, na Argentina: o 1° lugar entre os corais mistos adultos; o melhor coral pelo júri popular; a medalha de prata, considerando todas as categorias apresentadas; e a medalha de ouro para André Pires como melhor regente.

Vínculo histórico

Laura Castro ressalta a importância  do Forum da Cultura na história do grupo: “O Forum da Cultura é a nossa casa. É aqui que nos reunimos toda semana, há quase meio século, para ensaiar, preparar nossos espetáculos e fazer a nossa história, que se confunde com a da própria Universidade. Fazer parte das comemorações do cinquentenário do Forum da Cultura com um espaço para expor os registros de nossa história e de nosso trabalho é, para nós, motivo de honra e orgulho, reafirmando este vínculo histórico entre o coro e a casa.”

A exposição estará aberta para visitação de segunda a sexta, das 10h às 19h, seguindo até o dia 09 de junho. As visitações são gratuitas e abertas ao público em geral, sendo recomendada a utilização de máscara. A mostra contará também com repercussão nos perfis do Forum da Cultura no Instagram e no Facebook.

Galeria de Arte

O espaço, instalado em um local privilegiado no segundo pavimento do Forum da Cultura, abriga produção eclética, com exposições de artes plásticas, documentais e pedagógicas que já chegaram a ter mais de mil visitantes por mostra. Criada em 1981, no reitorado do professor Márcio Leite Vaz, recebe importantes nomes da pintura do estado e da cidade, além de jovens artistas, assim como coletivos.

 Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, o Forum da Cultura é o equipamento cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), completando 50 anos em julho deste ano. O espaço leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

Endereço e outras informações:

Forum da Cultura

Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora

www.ufjf.edu.br/forumdacultura

E-mail: forumdacultura@gmail.com

Instagram: @forumdaculturaufjf

Facebook: /forumdaculturaufjf

Telefone: (32) 3215-3850