Evento, que acontece em setembro, busca refletir sobre o momento histórico que vivemos de pandemia e pós-pandemia da Covid-19 (Imagem: Pixabay)

O 7º Seminário Internacional da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com inscrições abertas, até 19 de junho, para envio de trabalhos. Tendo como tema central “Lutas Sociais, Ofensiva Ultraneoliberal e Serviço Social: Resistência e Articulações Internacionais”, o objetivo do evento, que acontece de 19 a 22 de setembro, é refletir e discutir, com pesquisadores e instituições nacionais e internacionais, o momento histórico que vivemos de pandemia e pós-pandemia da Covid-19.

Os trabalhos submetidos devem girar em torno de dois eixos temáticos: Ofensiva ultraneoliberal do capital e lutas sociais e Resistências, Lutas e Internacionalização do Serviço Social. O evento, gratuito e aberto à comunidade acadêmica, será realizado de forma semi-presencial.

Para a professora da Faculdade de Serviço Social, Mariana Monteiro, é essencial que haja uma interlocução nacional e internacional para entender os motivos do  recrudescimento da ofensiva conservadora e do desmantelamento de direitos sociais e das lutas pelos direitos.

Caráter internacionalista
“O caráter internacionalista do evento contribui para uma análise ampliada da conjuntura em que estamos vivenciando não só no Brasil, mas na América Latina, Europa e África, e tem a perspectiva de fortalecimento das lutas e resistência em torno de um projeto de sociedade e de educação democrático, crítico e comprometido com valores progressistas e com as demandas populares. Para o Serviço Social, o evento traz uma contribuição importante para as articulações internacionais, sobretudo para a produção de conhecimento na área.”

A professora destaca ainda o papel fundamental que as universidades públicas têm na construção do saber e na defesa de valores essenciais à sociedade, reforçando a contribuição dessas instituições no momento de pandemia. “As Universidades vêm sofrendo diferentes ataques nos últimos anos,  através da propagação  pelo governo de um projeto conservador, subordinado à acumulação de capital,  anticiência e negacionismo. Uma das expressões desse processo é o seu desfinanciamento progressivo, como visto no  último corte de 3,2 bilhões do Ministério da Educação (MEC), anunciado pelo governo federal. As universidades públicas, historicamente, e especialmente nesse momento da pandemia, afirmaram mais uma vez a importância de sua função pública e de contribuição com a sociedade brasileira, através do desenvolvimento de pesquisas, dos projetos de extensão e da oferta de uma educação crítica e socialmente referenciada”.

Participantes
O evento tem suas mesas principais e apresentações de trabalhos no formato on-line, enquanto as atividades vinculadas ao processo de articulação de pesquisadores,  grupos e redes de pesquisas nacionais e internacionais acontecem de forma presencial. No âmbito nacional, participam do Seminário diversas instituições que desenvolvem pesquisas com o corpo docente da Faculdade de Serviço Social da UFJF. Já no âmbito internacional, pesquisadores da Universidad Chile; da Universidade Lusófona do Porto; Instituto Superior de Serviço Social do Porto;  Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; e Instituto Superior Miguel Torga, de Portugal; da Universidad La Plata, Universidad Nacional de Rosario; Universidad Entre Rios, da Argentina; e da Universidad Isla Baleares, da Espanha, fazem parte do evento e devem abordar pesquisas que já estão sendo construídas em convênio com a UFJF.

O Seminário
O Seminário Internacional vem ocorrendo de forma bianual, desde 2009 e tem por finalidade contribuir para a socialização da produção de conhecimentos e intercâmbio entre pesquisadores, e para o fortalecimento de diferentes redes de pesquisas nacionais e internacionais. Informações sobre as edições anteriores podem ser acessadas no site da Faculdade.

Faculdade de Serviço Social