Com a retomada das atividades presenciais, centenas de estudantes chegaram recentemente, pela primeira vez, ao campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV). Além dos calouros que começaram a graduação neste semestre, a Universidade recebeu, também, estudantes que iniciaram suas atividades de forma remota, devido à pandemia de Covid-19. Para esclarecer dúvidas sobre a utilização dos serviços da Universidade, a UFJF-GV traz informações sobre a Biblioteca Universitária.

1. Qual é a localização da Biblioteca?
A Unidade Centro fica localizada à Avenida Dr. Raimundo Monteiro Rezende, 330 – Anexo B – Térreo, no bairro Centro. O telefone para contato é (33) 3301-1995.  Clique aqui e confira o mapa. A Biblioteca Vila Bretas está desativada temporariamente.

2. Qual é o horário de funcionamento da unidade?
De segunda a sexta, das 7h às 19h.

3. Quem pode ter acesso à Biblioteca?
São usuários primários das bibliotecas os docentes, discentes e técnico-administrativos. A comunidade externa em geral poderá ter acesso aos espaços e fazer consulta local dos materiais. Clique aqui e confira o regulamento.

4. Será necessário uso de máscara na Biblioteca?
Sim.

5. Quantos livros posso pegar emprestado por vez?
Alunos e TAEs podem pegar até seis exemplares, por até 14 dias, enquanto professores podem pegar até seis exemplares por até 30 dias. Os prazos podem ser renovados, caso o título não esteja reservado.

6. Como renovo o prazo do meu empréstimo?
É necessário efetuar o login no Siga3 e clicar no ícone Biblioteca. Nas opções, selecione o ícone Meu Pergamum. Você será redirecionado, e, na nova tela, aparecerão os itens que estão emprestados em sua matrícula com a opção de renovação. É importante lembrar que a renovação pode ser efetuada a qualquer momento, e que após a quarta renovação no sistema, a obra deverá ser devolvida. Caso haja reserva para outro usuário, o sistema não efetivará a renovação.

7. É possível reservar livros? Como?
Sim. Mas, para isso, todos os livros devem estar emprestados para que usuário consiga fazer a reserva. Basta consultar o livro no Pergamum e clicar em reserva. Na sequência, basta preencher os dados solicitados.

8. Como pagar as multas? Quais são os documentos necessários?
Clique aqui e confira o passo a passo para o pagamento de multas. Lembre-se: a apresentação da GRU paga juntamente com o comprovante de pagamento é obrigatória!

9. Posso utilizar a biblioteca para estudar?
Sim.

10. Como solicitar o Nada Consta da Biblioteca?
Para fins de cancelamento de matrícula, exoneração ou qualquer outra forma de desligamento do usuário com a UFJF-GV, este deverá solicitar a declaração de “Nada Consta” no balcão de atendimento da Biblioteca. Para facilitar os trâmites, o “Nada Consta” poderá ser entregue a terceiros, mediante autorização encaminhada a partir do e-mail cadastrado no SIGA pelo usuário.

A solicitação poderá ser feita por e-mail: Biblioteca Centro: biblioteca.sociais.gv@ufjf.br ou Biblioteca Vila Bretas: biblioteca.saude.gv@ufjf.br. O solicitante deve informar nome completo, matrícula e o motivo da solicitação do Nada Consta. Clique aqui para conferir mais informações.

11. Qual manual para normalização devo adotar nos meus trabalhos acadêmicos?
A padronização de trabalhos científicos (trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses e artigos de periódicos) da UFJF está em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).  Para teses e dissertações  a Resolução 16/2016 (abre em nova aba)  do Conselho Setorial de Pós-Graduação em Pesquisa normatiza o processo de homologação de defesa de trabalhos de conclusão de curso de pós-graduação.

A biblioteca oferece um manual com orientações de normalização, assim como materiais complementares. Para acessar, clique aqui.

12. Que oficinas são desenvolvidas pelos bibliotecários?
A Biblioteca de GV realiza orientações presenciais, treinamentos e oficinas com demonstração dos serviços e recursos disponíveis no Sistema de Bibliotecas da UFJF. Entre outros, incluem-se procedimentos para uma pesquisa bibliográfica sistemática, uma seleção de fontes de informação com qualidade, normalização de trabalhos, e orientações quanto à metodologia de pesquisa nas bases de dados ofertadas pela UFJF. Clique aqui para saber mais.

13. Quais são os canais de atendimento da biblioteca?
Emails: biblioteca.saude.gv@ufjf.br e biblioteca.sociais.gv@ufjf.br
Telefone: (33) 3301-1995
Instagram@biblioteca.ufjfgv
Twitter@bibufjfgv
Facebook@bibliotecaufjfgv
Sitehttps://www.ufjf.br/bibliotecagv/

Quer saber mais informações sobre os serviços prestados pela UFJF-GV?
Clique aqui para conferir informações sobre o Restaurante Universitário.