Em alinhamento com as novas estratégias de publicação adotadas no final do ano passado, a Editora da Universidade Federal de Juiz de Fora lançou os dois primeiros e-books de 2022. As obras “Perspectivas Histórico-Críticas no Serviço Social e “O Pensamento Crítico: História e Método” estão disponíveis na íntegra, gratuitamente, e contemplam, respectivamente, pesquisas dos Programas de Pós-Graduação em Serviço Social e Filosofia

De acordo com o professor Ricardo Cavalcante, diretor da Editora, os livros são advindos dos selos editoriais dos Programas de Pós-Graduação da instituição. “Através deles, podemos complementar os fluxos normais que já acontecem por meio de editais. Além disso, é de suma importância disponibilizar de forma gratuita para toda a sociedade nesse momento de crise que estamos enfrentando.”

Contribuições do livro ultrapassam o campo específico do Serviço Social

Perspectivas Histórico-Críticas no Serviço Social
A coletânea organizada pelas professoras Alexandra Eiras, Carina Moljo e Maria Lúcia Duriguetto apresenta diversas análises sobre o movimento de reconceituação do Serviço Social na América Latina, discutindo também a relevância desse processo no tempo presente. As análises ainda englobam a realidade desse movimento em países como Portugal, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos, no período compreendido entre as décadas de 1960 e 1980.

“Um dos focos centrais dos capítulos do livro é resgatar os processos histórico-políticos e profissionais que contribuíram para a emergência de perspectivas críticas ao conservadorismo nos fundamentos teórico-metodológicos, na formação e no exercício profissional, na produção de conhecimento e na organização política do Serviço Social. Além disso, a obra aponta reflexões sobre os variados avanços ideo-políticos e teórico-metodológicos que a profissão pode desenvolver naquele contexto e que nos difíceis tempos de hoje, de uma avalanche de retrocessos nos direitos sociais e no ascenso de conservadorismos variados se fazem tão necessários serem apreendidos e debatidos”, pondera Maria Lúcia.

A docente destaca que o público-alvo da obra é bastante amplo, tendo em vista que as contribuições presentes ultrapassam o campo específico do Serviço Social. “Nesse sentido, destaco o prefácio de Marilda Villela Iamamoto, que é professora titular aposentada da UFRJ e da UERJ: a presente pesquisa é uma expressão de resistência acadêmica ao conservadorismo intelectual e político no universo do Serviço Social e na sociedade.”

“O livro é uma introdução ao pensamento crítico, sendo útil, portanto, a todo ser humano”

O Pensamento Crítico: História e Método
A obra idealizada por Humberto Schubert Coelho, docente do Departamento de Filosofia do Instituto de Ciências Humanas, analisa a história e o método do pensamento crítico através das contribuições de diferentes filósofos. O autor questiona os riscos da tendência contemporânea a uma exaltação inconsequente da crítica, buscando reaproximar a filosofia dos interesses básicos das pessoas, diferentemente de uma visão reducionista da crítica.

“O livro é uma introdução ao pensamento crítico, sendo útil, portanto, a todo ser humano na medida em que o dogmatismo, o fanatismo e os diversos tipos de negacionismos são altamente prejudiciais para indivíduos e sociedade. Ele aborda todos os elementos essenciais daquilo que consideramos análise racional crítica de ideias, crenças e argumentos”, indica o docente, que também aponta que as contribuições da obra se estendem a variados campos do mundo atual.

A intenção principal é introduzir o leitor ao modus operandi filosófico, sem abordar a história da filosofia como um rol de biografias de pensadores e resumos de suas teorias. “O livro foi pensado para os estudantes dos primeiros períodos de graduação em Direito, Ciências Humanas, e outros cursos que exijam uma introdução à Filosofia. Contudo, não desejando uma apresentação apenas diletante ou histórica da filosofia, preferi enfatizar uma ferramenta essencial para a vida prática de todo indivíduo”, sustenta Coelho.

Outras informações:

Livro Perspectivas Histórico-Críticas no Serviço Social”

Livro O Pensamento Crítico: História e Método

Relembre: Editora UFJF lança 36 livros digitais de acesso gratuito