Com a retomada das atividades presenciais na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o Restaurante Universitário (RU) está passando por adaptações para atender as demandas da comunidade acadêmica. Para facilitar a vida do usuário, o Portal da UFJF reuniu as principais dúvidas apresentadas por estudantes e servidores nesta fase de transição.
– Onde fica localizado o RU?
A UFJF tem duas unidades do Restaurante Universitário em Juiz de Fora:
RU-Campus: localizado na 4ª plataforma do campus, ao lado da Faculdade de Engenharia;
RU-Centro: localizado na Rua Santo Antônio s/n, ao lado do Museu de Arte Moderna Murilo Mendes (Mamm).
– Qual horário de funcionamento do RU?
Unidade campus
- De segunda a sexta-feira:
Almoço: das 11h às 14h
Jantar: das 17h às 20h
- Sábado:
Almoço: das 11h às 14h
- Funcionamento de caixas segunda a sexta-feira: das 11h às 14h e das 17h às 20h00
Unidade Centro
- De segunda a sexta-feira
Almoço: das 11h às 14h
- Funcionamento de caixas: das 11h às 14h
– Quais refeições estão sendo oferecidas?
Atualmente, o almoço e o jantar estão sendo servidos normalmente. Contudo, vale lembrar que todos devem levar seus próprios copos ou canecas.
– Qual procedimento para fazer as refeições no RU?
Para ter acesso ao RU, os estudantes devem, obrigatoriamente, portar suas carteirinhas. Não serão aceitos comprovantes de matrículas e não haverá mais venda de bilhetes. Para as refeições, o estudante e/ou servidor deve recarregar a carteirinha estudantil com o valor mínimo equivalente ao custo de uma refeição.
– Como recarregar a carteirinha com créditos para o RU?
Para a recarga, os alunos e/ou servidores da Instituição devem se dirigir ao caixa do restaurante, tanto na unidade do Centro quanto na do campus, nos mesmos horários em que são servidas as refeições para adquirir os créditos, exceto aos sábados, pois não será prestado esse serviço.
– Tenho bilhetes antigos do RU, posso convertê-los em créditos para a carteirinha?
Para converter os bilhetes antigos em créditos para o cartão, é necessário procurar a coordenação do RU, na unidade do Campus Universitário ou do Centro. No campus, o horário de atendimento é das 8h às 20h de segunda a sexta-feira e, no sábado, das 10h às 14h. Já no Centro, o trabalho é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.
– O RU Centro está funcionando?
Sim. O Restaurante Universitário do Centro está funcionando de segunda a sexta-feira. O horário de fornecimento de almoço é realizado entre 11h e 14h. Já o horário de atuação da coordenação para a retirada da carteirinha estudantil e para a conversão de bilhetes em créditos para as refeições é das 8h às 16h30.
– Quando o RU volta a servir café da manhã?
A oferta do café da manhã não faz parte do contrato vigente, firmado para atender as demandas estudantis durante o período de atividades remotas, em decorrência da pandemia. A licitação para um novo contrato, em que o café da manhã será oferecido, já está em andamento e está previsto para entrar em vigor até o início do próximo semestre.
– Alunos com matrícula em análise podem frequentar o RU?
Sim. Os alunos com a matrícula em análise podem frequentar o RU normalmente, inclusive sendo possível solicitar a carteirinha por meio da página do Restaurante Universitário. Caso o status da matrícula do estudante se torne indeferido, o vínculo se torna inativo e não será mais possível fazer as refeições no RU.
– Como consultar o saldo no cartão de acesso ao RU?
Para consultar o saldo na carteirinha do RU, basta acessar o site < ru.ufjf.br > , fazer login com o usuário do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga) e ir na aba “consulta”. Após, o sistema apresenta todos os créditos e gastos feitos pelo estudante.
– Há a opção de compra on-line de créditos para a carteirinha do RU?
Não há a compra de créditos on-line, o pagamento deve ser feito apenas no dinheiro.
– Os pratos e as bandejas foram substituídos pelos marmitex de isopor, que vai para o lixo, gerando acúmulo e não sendo reciclável. Essa é uma mudança provisória ou definitiva?
A mudança é provisória em decorrência do período de adaptação do contrato feito durante a pandemia, em que o objetivo era servir marmitex aos usuários. Entretanto, já está sendo realizada uma nova licitação para que o RU volte a funcionar normalmente até o início do próximo semestre letivo.
– Como solicitar a carteirinha estudantil?
Para requerer a carteirinha, o estudante deve acessar a página do RU e ir direto na aba “solicite carteirinha”. Em seguida, será encaminhado para uma nova aba em que terá a possibilidade de solicitar a carteirinha ou verificar o status do requerimento. Para aqueles que solicitarem a carteirinha estudantil, será preciso inserir o login e senha, que são os mesmos utilizados para ter acesso ao Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA). Por fim, basta preencher os dados solicitados, encaminhar documento com foto e uma foto 3×4 com o fundo branco. A fotografia deve ser recente e não pode ser feita com qualquer espécie de cobertura de cabeça (lenço, chapéu, boné) e nem com óculos de sol, por dificultarem ou encobrirem características físicas imprescindíveis para reconhecimento do portador. A foto enviada é de inteira responsabilidade do aluno e será utilizada durante todo o vínculo com a Universidade. Após o requerimento, o estudante deve acompanhar o status da solicitação. Depois de pronta, a carteirinha ficará disponível para retirada na Coordenação do Restaurante Universitário. Vale destacar que é vedada a entrega de carteirinha a terceiros.
– Qual o prazo médio para a entrega das carteirinhas?
O tempo médio de entrega para a carteirinha é de três dias úteis, entretanto, o requerente deve aguardar o e-mail, enviado pela coordenação do RU, contendo todas as informações necessárias, para que retire o documento na unidade do Centro ou do Campus Universitário. Ainda é desejável que o estudante busque a carteirinha estudantil em horários em que o restaurante não serve refeições, para que sejam evitadas aglomerações de pessoas e acúmulo de funções.
– Como faço para pegar o selinho?
Como o RU ainda está passando por adaptações, em decorrência do retorno presencial, ainda não há previsão para o retorno da entrega dos selinhos para as carteirinhas de estudante. No momento, para as ações externas a UFJF recomenda-se a impressão do comprovante de matrícula que é válido como documento oficial, se apresentado com a documentação do aluno.
– Como devo proceder em caso de dúvidas?
Qualquer dúvida no processo de solicitação, o aluno deve entrar em contato pelos canais de comunicação do RU, tais como e-mail: carteirinha.ru@ufjf.edu.br ; ou o Instagram: @ru.ufjf .
Leia mais: RU se adapta para atender comunidade no retorno das aulas
Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf
Twitter: @ufjf_
Youtube: TVUFJF