No primeiro dia de aulas, duas filas se formaram – uma de acesso ao restaurante, outra para a compra de créditos

O Restaurante Universitário (RU) está passando por adaptações para atender a comunidade acadêmica nestas primeiras semanas de retorno das atividades presenciais. Além do grande volume de usuários, o espaço também é responsável pela confecção das carteirinhas de estudante. A forma de acesso também foi modificada recentemente por meio da compra de créditos direto na carteirinha.

Outra mudança é que, por enquanto, o RU não está oferecendo café da manhã. O contrato para fornecimento das refeições está em transição e, assim que possível, o restaurante voltará a oferecer essa opção novamente. O almoço e jantar estão sendo servidos normalmente. Ainda vale lembrar que todos devem levar seus próprios copos ou canecas, pois não há utensílios descartáveis.

Acesso às refeições

Para ter acesso ao RU, os estudantes devem, obrigatoriamente, portar suas carteirinhas, não serão aceitos comprovantes de matrículas e não haverá mais venda de bilhetes. Para as refeições, o estudante e/ou servidor deve recarregar a carteirinha estudantil com qualquer valor. Isso tem gerado filas e a coordenação do RU pede paciência dos usuários nessas primeiras semanas.

Para a recarga, os alunos e/ou servidores da Instituição devem se dirigir ao caixa do restaurante, tanto na unidade do centro quanto na do campus, nos mesmos horários em que são servidas as refeições para adquirir os créditos, exceto aos sábados, pois não será prestado esse serviço.

“A diferença agora é que a pessoa pode recarregar o valor desejado e não há a necessidade de ser uma quantia exata para uma quantidade de refeições. Além disso, caso o usuário tenha tickets antigos e que não foram utilizados, eles podem ser convertidos em créditos para o cartão”, explica a coordenadora do RU Adriana Andrade.

Para converter os bilhetes antigos em créditos para o cartão, é necessário procurar a coordenação do RU, na unidade do campus universitário ou do centro. No campus, o horário de atendimento é de 8h às 20h de segunda a sexta-feira e no sábado de 10h às 14h. Já no centro, o trabalho é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

Unidade campus

De segunda a sexta-feira:

Jantar: das 17h às 20h

Sábado:

Almoço: das 11h às 14h

Funcionamento de caixas segunda a sexta-feira: das 11h às 14h e das 17h às 20h00

Unidade Centro

De segunda a sexta-feira

Funcionamento de caixas: das 11h às 14h

Lembrando que os ônibus circulares da UFJF estão funcionando de segunda à sexta-feira, entre 11h e 14h30 e entre 17h e 20h. Os horários serão esses até o fim da greve, conforme informações do setor de transportes da Pró-Reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra).

Carteirinha estudantil

Para requerer a carteirinha, o estudante deve acessar a página do RU  e ir direto na aba “solicite carteirinha”. Em seguida, será encaminhado para uma nova aba em que terá a possibilidade de solicitar a carteirinha ou verificar o status do requerimento.

Para aqueles que solicitarem a carteirinha estudantil, será preciso inserir o login e senha, que são os mesmos utilizados para ter acesso ao Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA). Por fim, basta preencher os dados solicitados, encaminhar documento com foto e uma foto 3×4 com o fundo branco. A fotografia deve ser recente e não pode ser feita com qualquer espécie de cobertura de cabeça (lenço, chapéu, boné) e nem com óculos de sol, por dificultarem ou encobrirem características físicas imprescindíveis para reconhecimento do portador.

A foto enviada é de inteira responsabilidade do aluno e será utilizada durante todo o vínculo com a universidade. Após o requerimento, o estudante deve acompanhar o status da solicitação. Depois de pronta, a carteirinha ficará disponível para retirada na Coordenação do Restaurante Universitário. Vale destacar que é vedada a entrega de carteirinha a terceiros.

O tempo médio de entrega para a carteirinha é de três dias úteis, entretanto, o requerente deve aguardar o e-mail, enviado pela coordenação do RU, contendo todas as informações necessárias, para que retire o documento na unidade do centro ou do campus universitário. Ainda é desejável que o estudante busque a carteirinha estudantil em horários em que o restaurante não serve refeições, para que sejam evitadas aglomerações de pessoas e acúmulo de funções.

Qualquer dúvida no processo de solicitação, o aluno deve entrar em contato pelos os canais de comunicação do RU, tais como e-mail: carteirinha.ru@ufjf.edu.br ; ou o Instagram: @ru.ufjf .

Outras informações: Restaurante Universitário

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf