Atualizado às 9h37 do dia 09 de março de 2022

Em homenagem aos dias internacionais das Mulheres e Meninas na Ciência (11/2) e da Mulher (8/3), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) apresenta uma série especial de conteúdos voltados para essas temáticas. Confira abaixo cada um deles; este link é atualizado à medida que novas matérias, podcasts e vídeos são publicados.

A última parte do programa com as mulheres cientistas está disponível no canal da Revista A3 UFJF, no YouTube. Para encerrar o bate-papo, elas contam sobre a progressão na carreira acadêmica, a projeção internacional e os desafios de buscar novos caminhos.

Universidade: Substantivo Feminino

Durante um mês, por meio da  campanha Universidade: Substantivo Feminino, foi possível discutir o papel das mulheres na educação e na ciência, rememorar aquelas que construíram a história da Universidade, debater o machismo e o racismo que tanto afetam trabalhadoras e estudantes, nos aspectos de suas vidas profissionais e pessoais. Foi necessário ouvir e refletir sobre o que precisa ser modificado para garantir um futuro mais diverso e, ao mesmo tempo, equânime em direitos e oportunidades. Para encerrar a série, conheça a história de outras mulheres que integram e contribuem diariamente com a Universidade.

Leia mais.

Embora elas sejam maioria na graduação, à medida que progridem na carreira, a desigualdade de gênero se acentua. As cientistas abordam os desafios para as mulheres na ciência. O programa acima está disponível nas principais plataformas de podcast, como Deezer, Google Podcasts, Apple PodcastsCastbox, Radio Public, Pocket Cast e Spotify. Para acessar o link do feed RSS e alimentar diretamente o seu agregador de preferência, clique aqui.

Mulheres docentes e uma vida dedicada à ciência

Nesta semana, divulgamos um pouco do relato de professoras aposentadas que compartilham curiosidades e reflexões sobre a carreira docente e científica. Nossa equipe conversou com quatro pesquisadoras de diferentes áreas do conhecimento que contribuíram com a história da UFJF: Beatriz de Basto Teixeira, da Faculdade de Educação (Faced); Helena de Motta Sales, do Instituto de Ciências Humanas (ICH); Maria de Lourdes Abreu de Oliveira, da Faculdade de Letras (Fale); e Marta Tavares d’Agosto, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB).

Leia mais.

Por uma educação para a emancipação feminina

Nesta reportagem, apresentamos ações extensionistas coordenadas por duas professoras da UFJF: Rogéria Martins, do Departamento de Ciências Sociais, campus de Juiz de Fora, e Tayara Lemos, do Departamento de Direito, campus de Governador Valadares. As docentes são responsáveis, respectivamente, pelos programas de extensão Revir: mulheres encarceradas de volta à vida extramuros e Centro de Referência em Direitos Humanos da UFJF-GV.

Leia mais.

Especialmente a partir da vivência da doutoranda Brune Brandão, a terceira parte do programa debate os desafios das mulheres trans na pesquisa. O programa acima está disponível nas principais plataformas de podcast, como Deezer, Google Podcasts, Apple PodcastsCastbox, Radio Public, Pocket Cast e Spotify. Para acessar o link do feed RSS e alimentar diretamente o seu agregador de preferência, clique aqui.

Você também pode acompanhar o bate-papo em vídeo:

Pesquisadoras refletem sobre o desafio de ser mulher na pandemia

A reclusão ao ambiente doméstico, a partir da perspectiva e da vivência das mulheres, intensificou o acúmulo de tarefas e, consequentemente, uma sobrecarga emocional ao longo da pandemia de Covid-19 – cenário que é especialmente observado entre aquelas que são mães. Não é diferente para mulheres cientistas que, ao longo desta matéria, compartilham dados e experiências sobre os impactos causados na rotina de estudantes e professoras em todo o país.

Leia mais.

A conciliação da maternidade com as demandas da vida acadêmica é o foco deste trecho do bate-papo. O programa acima está disponível nas principais plataformas de podcast, como Deezer, Google Podcasts, Apple PodcastsCastbox, Radio Public, Pocket Cast e Spotify. Para acessar o link do feed RSS e alimentar diretamente o seu agregador de preferência, clique aqui.

Você também pode acompanhar o bate-papo em vídeo:

Encontro retrata a multiplicidade do que é ser mulher em nossa sociedade

Pensando na celebração do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência (11/02), a UFJF reuniu seis mulheres que fazem parte da história da produção científica da Instituição para um bate-papo sobre a carreira, dentro e fora dos muros da instituição. Uma conversa sobre os desafios e encantos de ser cientista trouxe à tona fatos curiosos e surpreendentes sobre o cotidiano no ambiente acadêmico e virou uma série de podcast, na plataforma do Encontro A3, e em vídeos no canal para o canal da Revista A3 UFJF, no YouTube.

Apresentado pela jornalista Laís Cerqueira, o programa conta com a mediação da professora do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina e ouvidora especializada em ações afirmativas, Danielle Teles, e com a participação de quatro pesquisadoras: Débora Araújo, do Departamento de Engenharia Elétrica; Rossana Melo, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB); Zélia Ludwig, do Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas (ICE); e Brune Brandão, doutoranda em Psicologia.

Leia mais.

Nesta primeira parte, as pesquisadoras contam um pouco de sua trajetória na carreira acadêmica, apresentando a área de atuação e linhas de pesquisa. O programa acima está disponível nas principais plataformas de podcast, como Deezer, Google Podcasts, Apple PodcastsCastbox, Radio Public, Pocket Cast e Spotify. Para acessar o link do feed RSS e alimentar diretamente o seu agregador de preferência, clique aqui.

Você também pode acompanhar o bate-papo em vídeo: