Campus receberá 7 mil candidatos (Foto: Alexandre Dornelas)

Com 17 mil inscritos para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) em Juiz de Fora, a cidade se prepara para receber maior fluxo de pessoas neste final de semana de provas, 5 e 6 de fevereiro. As avaliações dos três módulos acontecerão simultaneamente das 13h às 17h, também nos municípios de Muriaé, Governador Valadares, Petrópolis e Volta Redonda, as quais acolherão outros 13 mil candidatos.

Além do campus da UFJF, os candidatos de Juiz de Fora foram distribuídos em outros 20 locais de prova, incluindo o Colégio de Aplicação João XXIII e as Faculdades de Medicina e Fisioterapia, localizadas próximo ao Hospital Universitário (HU) da UFJF. Haverá membros da equipe de receptivo da Universidade para acolher e orientar os alunos e acompanhantes. Será possível identificá-los com coletes cinzas e crachás vermelhos.

Ao contrário do último ano, quando as provas foram aplicadas em datas diferentes para cada módulo, nesta edição, o volume de participantes será bem maior, o que exige planejamento e bastante prudência ao sair de casa. É importante que o inscrito se organize para chegar ao local, no mínimo, 30 minutos antes do início das provas. Os portões abrem às 11h30 e fechados às 13h, atrasos não são tolerados.

Campus

Como o campus possui uma ampla dimensão e receberá 7 mil inscritos, é fundamental para o candidato localizar, com antecedência, a unidade onde prestará o exame. As informações estão no comprovante definitivo de inscrição, que pode ser acessado na Área do Candidato.

É possível estacionar no Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Criit), no Núcleo de Assessoria, Treinamento e Estudos em Saúde (Nates), nas Faculdades de Administração e Ciências Contábeis (antiga Faculdade de Comunicação); Odontologia; Farmácia; Enfermagem; Engenharia; Educação e no Instituto de Ciências Humanas (ICH). Os locais servem para facilitar o desembarque dos participantes e evitar o grande fluxo no anel viário. Não é permitida a aglomeração de pessoas nesses locais, sendo recomendável que os acompanhantes venham em menor número possível.

Ônibus

Para facilitar o acesso ao campus, a Secretaria de  Mobilidade Urbana (SMU) vai disponibilizar mais ônibus das linhas 545 e 555 e que vão circular com horários extras nos dias do exame, a partir das 9h30, saindo do Centro.

A linha 545 que dá acesso ao portão Sul – entrada pela Avenida Itamar Franco -, tem o primeiro ponto próximo à sede do Corpo de Bombeiros. A segunda parada é em frente às faculdades de Odontologia, Farmácia e Enfermagem (setor H), passando em seguida pelas faculdades de Comunicação e Economia (setor I). O trajeto continua subindo em direção ao Instituto de Ciências Humanas (setor J). De lá, para para o ponto em frente à Faculdade de Direito, localizada junto às faculdades de Serviço Social, Administração e Educação (setor K).

Seguindo o caminho e contornando o anel viário, os ônibus param um pouco à frente da Faculdade de Letras (setor B). A próxima parada é no Instituto de Ciências Biológicas (setor C), seguido pelo ponto de desembarque dos candidatos que farão a prova no Instituto de Ciências Exatas (setor D). Os pontos seguintes são Instituto de Artes e Design (IAD – setor F) e Faculdade de Engenharia (setor E). Após descer essas plataformas, a última parada é em frente à Faculdade de Educação Física (setor G).

Já os ônibus da linha 555, que entram pelo portão Norte – no bairro São Pedro -, têm seu primeiro ponto próximo à Faculdade de Letras (setor B). Depois, sobem para os setores C, D, E e F. Na descida, eles param na Faculdade de Educação Física (setor G), contornam o Anel Viário e se dirigem ao setor H, I e J. O ponto final é no setor K, em frente à Faculdade de Direito.

Além dessas linhas, também será possível utilizar a linha 755 vinda da Zona Norte para o campus universitário. Já os candidatos que realizarão a prova na faculdades de Medicina, localizadas no bairro Dom Bosco, devem optar pelas linhas 510 (Dom Bosco), 511 e 512 (Dom Bosco/ Borboleta), 515 (Dom Orione) e 539 (Santos Dumont).

Clique nas imagens abaixo para ver o mapa do campus com detalhes. Em caso de dúvidas sobre o itinerário dos ônibus é possível conhecê-los por meio da página da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) da Prefeitura de Juiz de Fora.

Governador Valadares

O campus avançado de Governador Valadares receberá mais de 4.400 candidatos alocados em 11 espaços.

O Centro Interescolar Dr. Raimundo Soares De Albergaria Filho fica localizado na praça Júlio Soares, na Ilha dos Araújos. O ônibus 15 (Vila Mariana via Ilha) passa pelo local.

A Escola Estadual Abilio Rodrigues Patto pode ser acessada pela linha 06 (Atalaia/Esperança)

A Escola Estadual Dona Arabela de Almeida Costa, que fica no bairro Vila Mariana, é atendida pela linha 15 (Vila Mariana).

A Escola Estadual Professor Nelson de Sena e a Escola Estadual Israel Pinheiro são atendidas pelas linhas 31 (Conquista), 81 (Santa Rita), 25 (Capim) e 21 (Santos Dumont).

A Escola Estadual Júlio Soares, no bairro São Pedro, é atendida pelas linhas 21 Figueira/Santos Dumont, 25A e 25B.

Para chegar à Escola Estadual Prof. Joaquim Pedro Nascimento de ônibus, basta escolher as linhas 06 (Atalaia) e 31A (Cidade Jardim).

A Escola Estadual Professor Paulo Freire está localizada no bairro Grã Duquesa, e é atendida pelas linhas 31A e 31B.

A Escola Estadual Profa. Theolinda de Souza Carmo é atendida pelas linhas 25A (Vitória/Capim) e 81A (Santa Rita).

A Escola Estadual Quintino Bocaiúva, no bairro Jardim Pérola, é atendida pelas linhas 09A, B e C, da linha Bela Vista, além do 58A e 58B (Atalaia/Fraternidade).

Para chegar à Escola Estadual Labor Club, basta escolher a linha 31 (Cidade Jardim/Grã Duquesa).

A Unipac pode ser acessada pelas linhas 58 (Atalaia/Fraternidade) e 09 (Santa Helena/Bela Vista).

Conheça os outros lugares onde serão aplicadas as provas do do Pism