*Atualização às 14h06 de 26/01/2022

A Coordenação de Registros Acadêmicos (Cdara) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) publicou o Edital nº 01/2022  referente aos requerimentos de revalidação de diplomas de graduação e de reconhecimento de diplomas de pós-graduação expedidos por instituições estrangeiras. Contudo, o edital não inclui os diplomas de graduação em Medicina, cuja revalidação continuará sendo feita exclusivamente pelo  sistema Revalida, de acordo com as normas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).  A revalidação refere-se aos diplomas de graduação, enquanto o reconhecimento aos diplomas de pós-graduação stricto sensu. Não estão incluídos no edital os diplomas de pós-graduação lato sensu, ou seja, aqueles referentes a cursos de especialização, aperfeiçoamento e afins.

A UFJF receberá ao longo de 2022 até 60 requerimentos de revalidação, sendo até três para cada curso de graduação oferecido pela instituição. Já para requerimentos de reconhecimento, o máximo passa a ser 50, sendo até dois requerimentos para cada uma das áreas de conhecimento dos cursos de pós-graduação da Universidade.

O processo será inteiramente realizado a partir da Plataforma Carolina Bori. Os documentos necessários para o requerimento estão disponíveis no anexo quatro do edital. É preciso efetuar pagamento de taxa por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU). As orientações para gerar a GRU estão disponíveis no site da Cdara e também no edital.

O acompanhamento do trâmite do processo será realizado pelo requerente pela Plataforma Carolina Bori e também pelo e-mail fornecido pelo requerente na apresentação do seu requerimento.

Outras informações: Cdara-UFJF

sra.cdara@ufjf.edu.br