O Conselho Setorial de Graduação (Congrad) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) iniciou, na manhã desta segunda-feira, dia 17, em reunião extraordinária, debate sobre a resolução que estabelecerá normas para inserir a Extensão no currículo da graduação. Após três horas, o encontro encerrou-se por questões regimentais. A discussão será retomada no dia 27 de janeiro, às 14h.

A resolução deve assegurar o cumprimento mínimo de 10% da carga horária do currículo da graduação em participação discente em atividades de extensão universitária. A mudança é uma determinação do Conselho Nacional de Educação (CNE), e vem sendo amplamente debatida na UFJF desde 2016, sob coordenação da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

“Essa minuta de resolução, que está em debate, é fruto de um trabalho coletivo. Desde 2016, a Proex vem realizando o debate sobre a extensão universitária, por meio da realização de mostras e fóruns. Em setembro do ano passado, em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), também realizamos um webinário no qual tivemos a oportunidade de conhecer experiências exitosas da curricularização da Extensão em outras universidades”,  destaca a pró-reitora de Extensão da UFJF, Ana Lívia Coimbra.

Ana Lívia acrescenta que, entre abril e novembro de 2021, a minuta da resolução foi debatida nas unidades acadêmicas e também avaliada pelo Conselho de Extensão e Cultura (Conexc) da UFJF. “Realizamos um trabalho minucioso e cuidadoso, para compilação das sugestões e formatação do documento. O objetivo é garantir que esse regramento geral considere as particularidades e a identidade de cada curso de graduação da UFJF”, pontua a pró-reitora.

Ensino, pesquisa e demandas da sociedade

A extensão universitária articula  o ensino, a pesquisa e as demandas da sociedade em um  processo de trocas recíprocas. A inserção das atividades extensionistas como componentes obrigatórios dos currículos de graduação da UFJF permitirá a ampliação dos vínculos da instituição com a comunidade externa, bem como enriquecerá a formação dos estudantes.

A mudança nos currículos de graduação vem sendo planejada em parceria pela Proex e  Prograd, e pelo Conexc e Congrad. “A inserção das atividades extensionistas nos currículos qualifica a formação dos graduandos com elementos de crítica e fortalece o cumprimento da função social da universidade pública”, avalia Ana Lívia.

O pró-reitor de Graduação da UFJF, Cassiano Caon Amorim, enfatiza que a aprovação dessa resolução reforçará a indissociabilidade entre as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.  “Nós estamos buscando integrar as atividades de Extensão ao ensino. A Extensão vai entrar nos currículos para formar o docente, formar o técnico-administrativo e o estudante. Isso vai permitir que os cursos, em seus projetos políticos pedagógicos (PPPs), façam a ponte entre aquilo que é discutido no âmbito da formação acadêmica com o que os estudantes podem desenvolver no contato com as suas áreas ou com qualquer outra área na qual realizem as suas atividades curriculares de Extensão, conforme será previsto nos PPPs.”

Fortalecimento dos fóruns

A aprovação da resolução, pelo Congrad, será a primeira medida para a normatização que orientará as modificações necessárias nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação da UFJF. Todo o processo será acompanhado pelas pró-reitorias de Extensão (Proex) e Graduação (Prograd) . “A Proex trabalhará para oferecer às unidades acadêmicas espaços de relação com a sociedade para o cumprimento do percentual de 10% das atividades”, reitera Ana Lívia.

Dentre as estratégias planejadas pela Proex, estão o fortalecimento do Fórum Popular de Extensão, instância na qual são levantadas as demandas da comunidade externa, e a criação do Fórum de Gestores Públicos. “O Fórum de Gestores terá a finalidade de aproximar a UFJF dos gestores municipais de Juiz de Fora e Governador Valadares, para que haja nessa relação, principalmente com as prefeituras, a possibilidade de ampliação das atividades extensionistas nos territórios nos quais a UFJF está inserida”, conclui a pró-reitora de Extensão.

Congrad debate minuta para curricularização da Extensão na UFJF

Proex e Prograd realizam evento para debater curricularização da extensão universitária

Outras informações: imprensa.extensao.ufjf@gmail.com