As pró-reitorias de Extensão (Proex) e de Graduação (Prograd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizam nos dias 8 e 9 de setembro o Webinário “Caminhos para a curricularização da extensão”. O evento remoto será transmitido pelo canal da Proex no Youtube, das 14h30 às 17h30, em ambas as datas. A participação na atividade é aberta à comunidade acadêmica e não exige inscrição prévia.

O objetivo da iniciativa é debater a implementação das atividades extensionistas como componentes curriculares obrigatórios nos cursos de graduação da Universidade. Dentre as convidadas do webinário, estão a pró-reitora de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG), Benigna Maria de Oliveira; a decana de Extensão da Universidade de Brasília (UNB) e presidenta do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior, Olgamir Amância Ferreira; e as docentes da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Giseli Barreto da Cruz; e da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ, Michele Pereira de Souza; além da professora do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Alana Kelly Xavier Santos.

Confira a programação completa aqui.

A pró-reitora de Extensão da UFJF, Ana Lívia Coimbra, ressalta a importância da participação da comunidade acadêmica na atividade. “Esse evento é muito relevante, porque teremos a discussão sobre os princípios e o marco regulatório da curricularização da extensão, bem como a apresentação de experiências, que é o momento de um seminário temático, no qual haverá a apresentação de experiências exitosas em outras instituições. Desse modo, poderemos nos inspirar e de fato implementar a curricularização, oportunizando a participação de todos os estudantes na extensão universitária realizada pela UFJF e aproximando cada vez mais a Universidade da comunidade externa.”

O pró-reitor de Graduação da UFJF, Cassiano Caon Amorim, enfatiza a relevância da incorporação das atividades de extensão como componentes  curriculares obrigatórios nos cursos de graduação.  “É muito importante neste momento em que temos uma mudança na perspectiva de formação de profissionais, de cidadãos de maneira geral, frente aos desafios do tempo presente, às mudanças que o mundo vem sofrendo nos últimos anos. A sociedade precisa conhecer os trabalhos que a Universidade desenvolve. É uma maneira, também, de a Universidade levar à sociedade contribuições em relação ao que é trabalhado nas matrizes curriculares próprias de cada curso.”

Ainda conforme Amorim, o webinário é um importante passo no processo de inserção da extensão universitária nos currículos de graduação. “A curricularização irá qualificar muito a formação dos nossos estudantes. De igual maneira,  permitirá que os cursos, em seus projetos políticos pedagógicos [PPPs], façam a ponte entre aquilo que é discutido no âmbito da formação acadêmica com o que os estudantes podem desenvolver no contato com as suas áreas ou com qualquer outra área na qual realizem as suas atividades curriculares de extensão, conforme será previsto nos PPPs.

Curricularização da extensão

A inserção da extensão nos currículos de graduação é uma iniciativa  prevista no Plano Nacional de Educação (PNE), tendo sido regulamentada pela Resolução nº 7 do Ministério da Educação (MEC), publicada em 18 de dezembro de 2018. Em linhas gerais, esse dispositivo legal estabelece que “as atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, as quais deverão fazer parte da matriz curricular dos cursos”.

Na UFJF, o assunto vem sendo discutido desde 2016, com a realização do I Congresso de Extensão da Universidade. No mesmo período, foi instituída uma comissão para tratar da temática, composta pelos integrantes dos conselhos setoriais de Extensão e Cultura (Conexc) e Graduação (Congrad).

“Essa comissão elaborou uma minuta que está sendo apreciada por todas as unidades acadêmicas da UFJF e deve ser debatida e aprovada no Conselho Setorial de Graduação. Assim, a Universidade terá uma resolução que regulamentará as modalidades de inserção curricular da extensão em todos os seus cursos de graduação”, explica a pró-reitora. A Proex e a Prograd estão à disposição para o esclarecimento de dúvidas da comunidade acadêmica nesse processo.

Confira a programação

Siga a Pró-reitoria de Extensão no Instagram.

Outras informações: secretaria.extensao@ufjf.edu.br