O Conselho Setorial de Graduação (Congrad) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) debate na próxima segunda-feira, dia 17, a partir das 8h30, a inserção das atividades de Extensão nos currículos dos cursos de graduação da instituição.

“A resolução do Conselho Nacional de Educação, que estabelece a inserção da Extensão nos currículos, traz os elementos que devem ser observados pelas instituições de ensino superior. No caso da minuta que será discutida no Congrad, foi realizado um amplo processo de organização para que as unidades acadêmicas encaminhassem as suas sugestões, de modo que sejam respeitadas as particularidades e a identidade de cada curso”, explica a pró-reitora de Extensão da UFJF, Ana Lívia Coimbra.

Ela ressalta que a inserção das atividades extensionistas nos currículos vai qualificar a formação dos graduandos. “É um motivo de muita expectativa. Teremos a construção de mais uma forma de aprender e ensinar, que trará como determinante fundamental a aproximação e o fortalecimento da relação da UFJF com outros setores da sociedade. Em outros termos, permitirá uma aproximação mais efetiva de todos os estudantes com a comunidade externa, qualificando a sua formação com elementos de crítica e cumprimento da função social da universidade pública.”

A avaliação é compartilhada pelo pró-reitor de Graduação da UFJF, Cassiano Caon Amorim. “É muito importante que os currículos de graduação possam contar, a partir do momento da aprovação da minuta, com mais um componente curricular formador dos nossos profissionais, cidadãos, que passam pela UFJF e por todas as instituições de ensino superior brasileiras.”

Amorim destaca o caráter formativo da mudança em curso também para docentes e técnico-administrativos em educação (TAEs), além das possibilidades de aproximação entre a Universidade e a comunidade. “É de extrema importância que a UFJF faça esse debate durante o ano de 2022. Esse é o prazo que temos para que os projetos político-pedagógicos dos cursos sejam atualizados, e para que cada curso se debruce nas análises, guardadas as suas especificidades e diretrizes específicas, para propor um currículo de qualidade, inserindo a Extensão como atividade formativa.”

Próximas etapas

A aprovação da minuta, pelo Congrad, é o primeiro passo para a elaboração de uma resolução na UFJF que orientará as modificações necessárias nos projetos pedagógicos dos cursos. “Há o compromisso das pró-reitorias, em especial da Pró-reitoria de Extensão (Proex), de acompanhar todo esse processo posterior à aprovação. A Proex trabalhará para oferecer às unidades acadêmicas espaços de relação com a sociedade para o cumprimento do percentual de 10% das atividades”, explica Ana Lívia.

Uma das estratégias planejadas é o fortalecimento do Fórum Popular de Extensão, instância na qual são levantadas as demandas da sociedade. Além disso, há a proposta de criação de um Fórum de Gestores Públicos.  “Com isso, a Universidade poderá atuar, via projetos de extensão, nos campos da Saúde, da Educação, do Trabalho, do Meio Ambiente, da Tecnologia, da Comunicação e da Cultura. O Fórum de Gestores aproximará a instituição dos gestores municipais de Juiz de Fora e Governador Valadares, para que haja nessa relação, principalmente com as prefeituras, a possibilidade de execução das atividades extensionistas nos territórios nos quais a UFJF está inserida”, conclui a pró-reitora de Extensão.

Saiba mais:

Proex e Prograd realizam evento para debater curricularização da extensão universitária

Outras informações: imprensa.extensao.ufjf@gmail.com