Apesar de janeiro ser tradicionalmente o mês de descanso para os estudantes, muitos estão focados nos estudos em razão da proximidade das provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Faltando cerca de um mês para o processo, o Portal da UFJF reuniu dicas para tranquilizar os inscritos na reta final de preparação. As provas dos três módulos estão previstas para serem realizadas nos dias 5 e 6 de fevereiro.

Para o psicólogo do Colégio de Aplicação João XXIII, José Francisco Fernandes Júnior, o período pode ser usado para os alunos fazerem um balanço do ano. “Ninguém nasce sabendo estudar. Vamos aprendendo e desenvolvendo aos poucos essa habilidade, com muitos erros e acertos. Dessa forma, é importante ter um planejamento claro e preciso, reconhecendo quanto tempo falta até a prova e quanto conteúdo ainda precisa ser visto. Saber quanto tempo te resta, e perceber onde você ainda precisa avançar, é importante.”

Além disso, Júnior ressalta que se preparar para uma prova implica buscar uma organização e fazer as melhores escolhas, ter uma rotina diária, equilibrando-a com os momentos de descanso, de pausa e de lazer.

Técnica Pomodoro e mapas mentais

“Há diferentes técnicas de estudo que podem ser usadas, como realizar revisões, resumos, fazer exercícios de provas anteriores, estudos intercalados, auto explicação e a prática distribuída. Vale a pena conhecer a técnica pomodoro, ela propõe a vivência de diferentes tempos, com um tempo para o estudo, outro para o descanso, para esticar a perna, parar, respirar, escutar uma música, descansar, se recompor e, depois, voltar ao estudo. É essencial ainda ter uma alimentação de qualidade, assim como cuidar do sono e ainda fazer algum tipo de atividade física”, destaca o psicólogo.

O presidente do Cursinho Popular Garra da UFJF, Vinicius Quintiliano, acrescenta outra estratégia a ser usada nessa reta final, além de intercalar os momentos de estudo e descanso: “Uma boa metodologia é utilizar mapas mentais e resumos, ler o conteúdo programático novamente para ver se não falta nada a ser estudado, fazer pausas durante o estudo e utilizar as referências bibliográficas como fonte de aprendizado. Além disso, é importante que os estudantes cuidem da saúde, até porque, precisamos estar bem com nós mesmos até a data da prova”, explica Quintiliano.

Experiência de quem já passou

Aprovada para o curso de Rádio, TV e Internet pelo Pism, a universitária Ana Clara Fernandes Marrazzo conta que sempre foi uma pessoa organizada e em meio às tarefas dos estudos e do trabalho, usava o período da noite para estudar materiais à parte. Além disso, aponta que a escola tinha um programa de estudos focado no vestibular seriado, o que a ajudou na construção de um material didático, juntamente aos que estavam disponíveis on-line.

“A primeira dica é se organizar e entender seus limites. Não adianta estudar 20 horas por dia. Estudem o tempo que acharem melhor, mas foquem nas respostas. As provas são disponibilizadas, é muito legal refazer essas avaliações, estar por dentro dos assuntos mais recentes para as matérias, procurar informações por fora daqueles que a escola proporciona e até mesmo conversar com seus professores, essa rede de apoio é muito importante”, destaca Ana Clara.

Ainda segundo a estudante, os candidatos precisam avaliar a própria condição de estudo e ouvir relatos de pessoas que já passaram pela mesma experiência. “É muito legal ouvir as histórias de várias pessoas, mas é sempre melhor se adequar ao que funciona para você. Esse método funcionou para mim, mas o ideal é encontrar o que te deixa confortável”, completa.

Contexto pandêmico requer atenção à saúde mental

De acordo com Júnior, em um momento como o de preparação para uma prova tão importante, e vivendo dentro de um contexto pandêmico, de medo, de perdas, incertezas e instabilidades, é essencial ter clareza do quanto a nossa saúde mental é envolvida nessas situações. “É preciso respeitar nossos limites, reconhecer nossas necessidades, respeitar nosso corpo e nossa necessidade de descanso, buscar ajuda nas situações necessárias, saber acelerar e saber parar, reconhecer que precisamos buscar o lazer e o prazer. Tudo isso se relaciona com nossa saúde mental.”

Nesse sentido, é essencial buscar um equilíbrio entre uma rotina de estudos e as pausas necessárias, preenchendo essas pausas com algo que seja prazeroso, com algo que tenha um sentido para si. “Alguns vão querer ficar com a família, o namorado ou a namorada, ver um filme ou série, jogar o jogo favorito, escutar música, ou, assistir a um jogo de futebol. Cada um precisa saber buscar o que é bom para si”, afirma Júnior.

Por fim, para o psicólogo, é importante que o candidato lembre-se que ninguém consegue dominar o conteúdo em sua totalidade, todos terão que lidar com as eventuais falhas. “É com essa bagagem, com aquilo que foi possível ser feito, que você, e todo mundo, vai chegar pra fazer a prova. Então, tranquilidade, cabeça no lugar e acredite em você. Confiança é fundamental! Não se preocupe com a concorrência. Pense em você, esteja com você, focado na sua preparação. Portanto, na sua preparação, viva um dia de cada vez, no presente, no aqui agora, sem se preocupar com o resultado ou com o futuro, mas vivendo no hoje cada etapa da sua preparação”, finaliza Júnior.

Copese está com cadastro aberto para instituições que queiram sediar provas do Pism

Mais de 6 mil são isentos das taxas de inscrição do Pism e do Vestibular de Música

UFJF oferece 35 vagas para Vestibular de Música 2022

Como se inscrever no Pism pelas cotas de renda?

Como solicitar atendimento especial e uso do nome social para provas do Pism

Saiba como pedir isenção da taxa de inscrição do Pism

Inscrições para o Pism começam nesta segunda-feira, 27

Pism 2022 oferece 2.303 vagas em 76 cursos