A Universidade Federal de Juiz de Fora abre nesta segunda-feira, 27, às 15h,  as inscrições para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2022. Os estudantes terão, impreterivelmente, até às 18h do dia 18 de outubro para acessar a Área do Candidato e realizar a inscrição que será on-line. Ao todo, são oferecidas 2.303 vagas em 76 cursos de graduação dos dois campi.

Confira o edital.

Para o campus de Juiz de Fora são oferecidas 1.903 vagas em 66 cursos. No campus de Governador Valadares há 400 vagas em dez cursos. As provas serão realizadas nos dias 5 e 6 de fevereiro para os candidatos de todos os módulos. As informações sobre o processo seletivo podem ser acessadas no edital.

Para pleitear uma das vagas oferecidas pelo Pism, o candidato deve, obrigatoriamente, acessar a Área do Candidato, fazer a inscrição e imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), referente à taxa de inscrição, no valor de R$ 120. O pagamento deve ser feito até as 18h do dia 19 de outubro, exclusivamente pelo Banco do Brasil, respeitados os horários de compensação bancária.

Como faço a inscrição no Pism 2022?

Pelo quarto ano consecutivo, todo o processo de inscrição é realizado virtualmente, incluindo os requerimentos de isenção de taxa de inscrição e de atendimento especializado (incluindo sabatistas) e nome social. 

Durante o acesso do interessado na Área do Candidato, haverá um formulário de inscrição eletrônico que possibilitará a anexação de documentos digitalizados necessários para esses tipos de requisição, como comprovações de baixa renda, laudos médicos e atestado de confissão religiosa.

Quais cuidados devo ter durante a realização da inscrição?

Para que o candidato realize a inscrição, obrigatoriamente, deve possuir inscrição prévia no Cadastro de Pessoas Físicas – CPF e Documento Oficial de Identificação, bem como e-mail válido e ativo. 

Serão aceitos como Documento Oficial de Identificação, desde que possuam foto: Carteira de Identidade, Passaporte, Carteira de Trabalho e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

Caso o candidato seja menor de 18 anos, o formulário deverá conter a assinatura dos pais ou responsáveis juntamente com uma cópia do documento de identidade do responsável. Serão aceitos para submissão no sistema apenas documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2MB. 

Posso me inscrever usando o meu nome social?

Sim. Será facultado ao candidato travesti, transexual, não binário ou transgênero, a inscrição com o uso do nome social em contraste com o seu nome oficialmente registrado na certidão de nascimento. O candidato deverá no período destinado às inscrições, marcar os campos indicando solicitação do uso do nome social e submeter no sistema de inscrição uma cópia digitalizada devidamente preenchida do formulário próprio disponibilizado no site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese)

Caso o candidato seja menor de dezoito anos, o formulário deverá conter a assinatura dos pais ou responsáveis juntamente com uma cópia do documento de identidade do responsável. Serão aceitos para submissão no sistema apenas documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2MB. 

Os requerimentos poderão ser feitos até o dia 18 de outubro. O resultado da solicitação do uso do nome social estará disponível para consulta na área do candidato do sistema on-line de inscrição a partir do dia 17 de novembro de 2021.

Como solicitar a isenção da taxa de inscrição?

Os candidatos que pretendem solicitar a isenção da taxa de inscrição devem ficar atentos ao prazo previsto no edital. O requerimento deverá ser feito das 15h de 27 de setembro e finaliza-se às 15h do dia 3 de outubro, ou seja, o interessado terá apenas sete dias para fazer a solicitação.

Os pedidos de isenção podem ser feitos de duas formas: via CadÚnico, informando o Número de Identificação Social (NIS); ou pelos critérios da Lei 12.799/2013, desde que o candidato possua renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública ou recebido bolsa integral em escola da rede privada.

Os resultados serão divulgados a partir das 15h do dia 13 de outubro de 2021.

Tire suas dúvidas sobre como pedir a isenção.

Preciso de atendimento especial. Como proceder?

Os estudantes que precisam de algum atendimento especial para a realização dos exames do Pism 2022 também devem fazer os requerimentos durante a inscrição, na Área do Candidato. Nesse momento, os interessados deverão anexar documentos digitalizados que comprovem a necessidade especificada pelo requerente. 

Pessoas com deficiência devem anexar à inscrição, cópias digitalizadas do laudo médico e demais documentos comprobatórios. Já os candidatos que se sentirem impedidos de fazer a prova no sábado, por motivo religioso, devem anexar cópia digital de atestado comprobatório da confissão religiosa, emitido pelo representante qualificado da comunidade religiosa. 

Vale destacar que os atendimentos especiais são realizados apenas em Juiz de Fora e em Governador Valadares. Além disso, o prazo para essa solicitação é das 15h do dia 27 de setembro às 18h do dia 18 de outubro de 2021.

Quando terei acesso ao comprovante definitivo de inscrição?

O comprovante definitivo de inscrição deverá ser acessado e impresso pelos próprios candidatos a partir das 15h do dia 25 de janeiro de 2022. A UFJF não enviará o documento pelos Correios, nem o entregará pessoalmente.

Posso me inscrever por meio de cotas para as provas do Pism?

Sim. A opção é facultativa apenas aos candidatos do módulo III do Pism. Conheça as cotas oferecidas pelo vestibular seriado.

Grupo A: Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salários mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei n° 12.711/2012); 

Grupo A1: Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salários mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei no 12.711/2012, alterada pela Lei 13.409/2016); 

Grupo B: Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salários mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei n° 12.711/2012); 

Grupo B1: Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salários mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei no 12.711/2012, alterada pela Lei 13.409/2016); 

Grupo C: AMPLA CONCORRÊNCIA, independentemente da declaração de renda, de escola, de cor ou de origem racial;

Grupo D: Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa n° 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei n° 12.711/2012); 

Grupo D1: Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa n° 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei no 12.711/2012, alterada pela Lei 13.409/2016); 

Grupo E: Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa n° 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei n° 12.711/2012);

Grupo E1: Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa n° 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei no 12.711/2012, alterada pela Lei 13.409/2016);

Grupo F: ação afirmativa própria da UFJF (Resolução 37/2015 CONSU/UFJF) que estende os grupos de cotas, destinando vagas a candidatos surdos exclusivamente para o Curso de Letras-Libras.

Durante as provas, haverá exigência de protocolos de biossegurança?

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, orientações específicas para realização das provas estão presentes no edital. Será obrigatório o uso de máscara facial que cubra completamente a boca e o nariz durante toda a realização das provas. A exigência visa a cumprir os protocolos de biossegurança da UFJF. A Universidade não fornecerá máscaras aos candidatos.

Durante a identificação, os candidatos deverão higienizar suas mãos com álcool gel próprio, desde que esteja em recipiente transparente e sem rótulo, ou fornecido pelo aplicador de provas.

Todas as outras exigências e obrigações para a realização das provas estão presentes no edital.

Como serão as provas de habilidade específica?

Os candidatos ao curso de Música deverão fazer provas de habilidade específica de maneira remota por meio do envio de vídeos. A divulgação dos trechos musicais para provas ocorrem a partir das 15h do dia 22 de outubro. Os candidatos devem enviar as provas entre 1º e 5 de novembro, seguindo instruções do edital.

Quando serão divulgados os resultados?

As notas das provas do Módulo III do Pism serão divulgadas no dia 24 de março de 2022. O resultado final, após a interposição e análise dos recursos, sai no dia 31 de março de 2022. As notas das provas dos Módulos I e II serão divulgadas no dia 17 de maio de 2022, sendo o resultado final publicado em 26 de maio de 2022.

Leia mais: Pism 2022 oferece 2.303 vagas em 76 cursos

Outras informações: vestibular@ufjf.edu.br 

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF