A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promoveu, nesta segunda-feira, dia 13, uma Audiência Pública sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) válido para o quinquênio 2022-2026. A iniciativa apresentou o atual estágio de elaboração do novo PDI para a sociedade, que pôde debater questões importantes do documento com a Administração Superior. O evento aconteceu de maneira remota e foi transmitido pelo canal da TV UFJF, no YouTube

Logo no início da Audiência, o reitor da UFJF, Marcus Vinicius David, ressaltou a importância do Plano e da participação popular na sua futura implantação. “O PDI é essencial para que saibamos, de forma muito clara, quais são os nossos anseios para a Universidade. Gostaria de parabenizar a todos que estão trabalhando nesse processo; o sucesso que a UFJF terá em sua implantação efetiva dependerá do nível de participação e de envolvimento da comunidade na sua elaboração”.

A participação das comunidades interna e externa foi, inclusive, comemorada pelo pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Gestão da Universidade, Eduardo Condé, que preside a Comissão Executiva do PDI. “Cerca de 240 pessoas se inscreveram para participar do processo e produziram um volume de propostas bastante auspicioso”, informou.

Grupos de Trabalho

Condé explicou a metodologia utilizada no processo de discussão e elaboração do PDI, enquanto a pró-reitora de Assistência Estudantil, Cristina Bezerra, ilustrou as funções executadas pelos 17 Grupos de Trabalho, que debateram propostas ligadas às respectivas áreas. Confira os representantes de cada GT:

• Ensino e Pós-Graduação (pró-reitores de Graduação, Cassiano Caon Amori; e de Pós-Graduação e Pesquisa, Mônica Ribeiro de Oliveira);
  • Pesquisa (professor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Ângelo Brigato);
  • Extensão (pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra);
  • Inovação (diretor de Inovação, Fabrício Pablo Virgínio Campo);
  • Cultura (pró-reitora de Cultura, Valéria Faria);
  • Assistência Estudantil (servidor da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil, Getúlio Coelho de Medeiros);
  • Internacionalização (diretor de Relações Internacionais, Anderson Bastos);
  • Ações Afirmativas (ouvidora especializada em Ações Afirmativas, Danielle Teles da Cruz);
  • Sustentabilidade (coordenadora de Sustentabilidade e Patrimônio da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Gestão, Rosana Colombara);
  • Infraestrutura (arquiteto e urbanista da Pró-Reitoria de Infraestrutura e Gestão, Eder Marques);
  • Imagem Institucional (diretor de Imagem Institucional, Jorge Felz);
  • Tecnologia da Informação (diretora do Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional, Patrícia Curvelo);
  • Gestão de Pessoas (pró-reitora de Gestão de Pessoas, Renata Faria);
  • Governança (diretor de Integridade e Controle Institucional, Frederico Riani);
  • Avaliação Institucional e Acadêmica (presidente da Comissão Própria de Avaliação, Sônia Azalim, e pela diretora de Avaliação Institucional, Michèle Farage).

Em seguida, as lideranças de cada Grupo pontuaram os assuntos mais pertinentes durante as discussões das propostas apresentadas, que serão revistas antes de serem inseridas no PDI. Ao longo de todas as explanações, os membros da comunidade externa puderam tirar suas dúvidas quanto a questões relacionadas ao desenvolvimento do Plano.

A expectativa é de que todas as propostas sejam revisadas ainda em 2021. Depois desta etapa, o texto final será encaminhado para a aprovação da Comissão Executiva e, em seguida, da Comissão Gestora, que por sua vez encaminhará o documento para ser apreciado pelo Conselho Superior (Consu) até março de 2022.

Até lá, estudantes, professores e técnico-administrativos em Educação (TAEs) estão convidados a participar de um questionário com um breve conjunto de questões sobre valores, forças e fraquezas da Instituição. O documento está disponível no SIGA ou por meio deste link e estará disponível até a próxima quinta-feira, dia 16 de dezembro. Professores e TAEs devem informar o Siape, enquanto os estudantes devem acessá-lo com o número de matrícula.

O que é o PDI?

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento de planejamento e gestão institucional, elaborado para vigorar por um período determinado e que deve ser estruturado considerando filosofia de trabalho, missão, diretrizes pedagógicas, estrutura organizacional e atividades acadêmicas da Universidade. A meta é definir seus objetivos e determinar as melhores estratégias para atingi-los.

O PDI 2022-2026 da UFJF pretende orientar as ações institucionais, fornecendo elementos basilares para o planejamento da gestão da Administração Superior, dos campi de Juiz de Fora e de Governador Valadares, das unidades acadêmicas e de seus cursos de graduação e de pós-graduação, além dos projetos, dos programas de extensão e de suas ações nos campos da cultura e da inovação.

Outras informações: Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)