A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) comunica, com profundo pesar, o falecimento do vice-diretor do Instituto de Ciências Humanas (ICH) e ex-pró-reitor de Extensão, Leonardo de Oliveira Carneiro. Docente do curso de Geografia, também atuou no Programa de Pós-graduação em Geografia(PPGeo), como pesquisador do Núcleo de Geografia, Espaço e Ação (Nugea) e foi coordenador do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) da UFJF e do Laboratório Kizomba Namata.

Durante a trajetória na UFJF deu ênfase em pesquisas e em programas de extensão universitária sobre Geografia Agrária, Comunidades Tradicionais e Agroecologia. Além disso, entre 2014 e 2016, teve a oportunidade de assumir a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), no reitorado dos professores Júlio Chebli e Marcos Chein.

Segundo o diretor do Instituto de Ciências Humanas, Robert Daibert, “trata-se de uma perda imensa para todos nós do ICH e da UFJF. O professor Leonardo Carneiro nos deixa como herança e saudade um olhar descontraído e sereno para a vida. Sua militância e sensibilidade para as causas sociais e agroecológicas nunca serão esquecidas.”

O sepultamento aconteceu nesta quinta, 2, no Cemitério de Carangola (MG).