A relação entre jovens e a cidade é o tema dos livros “Juventude das Cidades”, da Editora Letra Capital, e “Juventudes e Territórios: impasses da política habitacional”, Editora UFJF. Os livros contam com a participação de pesquisadores da área e serão lançados no dia 30 de junho em evento on-line, às 15h, pelo Youtube (NuGea UFJF).

O evento contará com a participação do professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Jorge Barbosa, organizador de “Juventude das Cidades”; e da professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Clarice Cassab, autora de “Juventudes e Territórios: impasses da política habitacional”.

As obras trazem um novo olhar sobre a importância dos jovens da periferia dentro da cidade em que habitam. “Ambos trazem um olhar direcionado aos jovens e as múltiplas Juventudes que habitam e produzem as cidades em suas práticas cotidianas. Nesse aspecto, os jovens emergem como sujeitos centrais e políticos no processo de produção e organização das cidades. Além disso, contribuem para adensar o campo dos estudos sobre Juventudes na Geografia brasileira.” explica  Clarice Cassab.

Juventude e territórios

“Jovens e Territórios: impasses da política habitacional” é resultado dos trabalhos  desenvolvidos no  Núcleo de Pesquisa Geografia, Espaço e Ação (NuGea), grupo de pesquisa do Departamento de Geografia (UFJF), coordenado por Clarice e com financiamento da Fapemig. O objetivo foi buscar compreender os desafios enfrentados por jovens residentes do conjunto Parque das Águas, maior empreendimento do programa Minha Casa, Minha Vida em Juiz de Fora, em seu processo de des-reterritorialização. Para isso, contou com a participação de jovens residentes no conjunto habitacional, na época estudantes do Colégio Estadual Deputado Olavo Costa, localizado no bairro Monte Castelo.

Os desafios enfrentados por esses jovens exigem novos laços de sociabilidade e identidades territoriais e sociais. Na obra, é revelado como a política habitacional é um elemento de mediação e tensão das práticas e experiências juvenis dentro da sua relação com o território em que habitam.

É o primeiro livro de Clarice Cassab, docente do Departamento de Geografia, com co-autoria da professora da Faculdade de Serviço Social da UFJF e pesquisadora do NuGea, Marina Barbosa Pinto. Os interessados podem adquiri-lo na loja virtual da Editora UFJF

Juventude das cidades

“Juventude das Cidades” é uma coletânea de textos de pesquisadores de Geografia que estudam o tema no espaço geográfico brasileiro. O livro traz um debate sobre as práticas espaciais da juventude nas cidades e o reconhecimento desses novos sujeitos políticos no cenário atual, relatando suas lutas de afirmação de direitos em locais marcados pela desigualdade econômica e pelo racismo estrutural.

Organizado pelo professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenador do Observatório de Favelas do Rio de Janeiro, Jorge Barbosa, e pela professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Ilaina Damasceno. Interessados podem adquirir a obra  neste link.

Outras informações: clarice.torres@ufjf.edu.br