Interessados em apresentar trabalhos na modalidade de pôster para o II Seminário Juventudes e Cidades podem submeter suas propostas de comunicação (resumos) gratuitamente até 10 de novembro, pelo e-mail nucleo.nugea@ufjf.edu.br. Organizado pelo Núcleo de Pesquisa Geografia, Espaço e Ação (NuGea) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o seminário – que acontece nos dias 28 e 29 de novembro – tem por objetivo compartilhar e discutir experiências dando continuidade aos esforços de divulgação das pesquisas e das ações empreendidas no núcleo e à atual produção de conhecimento sobre as juventudes e sua relação com a cidade.

A primeira edição do seminário aconteceu em 2011. De acordo com a professora do Departamento de Geografia e coordenadora do NuGea, Clarice Cassab, a proposta sempre foi a de colocar no centro os sujeitos jovens, pensando-os como portadores de ações, desejos, intencionalidades e, portanto, produtores do espaço.

“Nesta edição teremos a presença de jovens compondo as mesas, relatando suas experiências na cidade. Acredito que no contexto atual que vivemos, de retrações intensas, torna-se ainda mais importante pensar as formas cotidianas de re-existência na cidade. E as suas formas inventivas.Também retomamos o seminário como forma de sublinhar nossos esforços de retomada das pesquisas sobre juventudes no âmbito do NuGea. Especialmente com a pesquisa – jovens cotistas e suas mediações espaço-temporais na cidade”.

A divulgação dos trabalhos aceitos ocorre no dia 15 de novembro. Conforme a primeira circular, cada autor pode inscrever apenas um trabalho individual e um de co-autoria. O evento, entre os dias 28 e 29 de novembro, ocorre no Instituto de Ciências Humanas (ICH) e conta com palestras, rodas de conversa, cine debate e apresentação de trabalhos na modalidade pôster. As inscrições podem ser feitas on-line ou presencialmente até o dia do evento.

Confira a programação completa do II Seminário Juventudes e Cidade

Outras informações: (32) 2102-3108 (Departamento de Geografia-UFJF)

nucleo.nugea@ufjf.edu.br