Neste domingo, 28 de novembro, acontece o segundo dia de aplicação de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na data, os inscritos terão cinco horas para solucionar as 90 questões relacionadas à Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias. Assim como no primeiro, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. Como não há redação neste segundo dia, o exame finaliza às 18h30.

Vale destacar que os candidatos devem permanecer nas salas de aplicação de prova até, no mínimo, 15h. Para que seja possível levar o caderno de provas para casa o estudante deve ficar no local até as 18h.

Segundo as redes sociais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Nacionais Anísio de Teixeira (Inep), os gabaritos oficiais estão previstos para serem divulgados até o dia 1 de dezembro.

Para aqueles que pretendem ingressar em alguma universidade federal, a realização do Enem é indispensável, pois a nota é usada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), onde estarão abertas as vagas das instituições, inclusive da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Pelo Sisu, metade das vagas são destinadas a candidatos de escola pública. 

Segunda chamada 

Os participantes que se inscreveram na segunda chamada do Enem, que ocorreu entre 14 a 26 de setembro, terão a data de aplicação diferenciada dos demais. Neste caso, esses candidatos farão as avaliações nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022.

Documentação

Para a realização das provas só serão aceitos documentos de identificação original e com foto: Carteira de Identidade; Carteira de Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive para aqueles reconhecidos como refugiados; Carteira de Registro Nacional Migratório ou o Documento Provisório de Registro Nacional Migratório; Passaporte; e Carteira Nacional de Habilitação.

Para os participantes impossibilitados de apresentar a via original da documentação exigida, por motivo de extravio, perda, furto ou roubo, o candidato só poderá realizar as provas, desde que apresente o boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame; e submeta-se à identificação especial, que compreende a coleta de informações pessoais.

O participante que apresentar a via original do documento oficial de identificação danificado, ilegível, com fisionomia diferente que não permita a completa identificação dos seus caracteres essenciais ou de sua assinatura poderá prestar as provas, desde que se submeta à identificação especial.

Prevenção

Como medida de prevenção à covid-19, o Inep seguirá protocolo de biossegurança durante a aplicação do exame. O uso de máscara de proteção, cobrindo totalmente nariz e boca, será obrigatório durante todo o período em que o participante permanecer no local de aplicação da prova, sendo permitido retirá-la apenas no momento da identificação, antes de acessar a sala de prova, para beber água e para se alimentar. 

É permitido que o participante leve máscaras reservas para trocar durante a aplicação, bem como frasco de álcool líquido ou em gel para higienizar as mãos. O Inep também recomenda que cada participante leve sua própria garrafa de água para consumo. 

Outra medida de prevenção é o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas antes da abertura dos portões, bem como nos corredores, nas filas para entrada em sala, no banheiro e em qualquer tipo de contato com a equipe de aplicação fora da sala de provas.

Cuidado para não ser eliminado

Um envelope será fornecido ao candidato pelo aplicador de prova para que objetos e demais itens pessoais possam ser guardados, entre eles, óculos escuros, boné, lápis, lapiseira, relógio, dispositivos eletrônicos, celulares, chaves, fones de ouvido, etc. 

Veja aqui as orientações completas.

Leia mais: 

Fórmulas, conceitos e atualidades: apostas para provas de Matemática e Ciências da Natureza

Primeiro dia de provas do Enem acontece neste domingo, 21

Enem: o que esperar do primeiro dia de provas

Boa argumentação e repertório variado são chaves para redação do Enem

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF